Projeto proíbe venda de fogos de artifício

medo_cao

Os vereadores da Capital aprovaram por unanimidade um projeto de lei que proíbe a fabricação e venda de fogos de artifício em Porto Alegre. O texto veda à prefeitura a concessão de alvará de funcionamento a empresas do setor. A proposta, de autoria da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), também cancela as licenças já concedidas na cidade. Para entrar em vigor, a matéria precisará ser sancionada pelo prefeito José Fortunati. A prefeitura ainda não se posicionou sobre o tema.
“É uma luta antiga que se intensificou depois do que aconteceu na Boate Kiss. As empresas não quiseram se modernizar, nem criar um fundo para auxiliar o município no cuidado de feridos” relata a vereadora.
Na justificativa, Lourdes Sprenger lembra do risco de acidentes no manuseio dos artefatos, mas também destaca a perturbação de doentes em hospitais e animais que possuem alta sensibilidade auditiva.
Pareceres
O projeto foi votado pela Câmara mesmo tendo recebido parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. No relatório, é destacado que a competência para legislar sobre a fabricação e a venda de fogos de artifício é exclusiva do Exército. Ainda assim, o texto foi aprovado. O texto original ainda previa a proibição do uso dos artefatos em Porto Alegre. O trecho foi retirado através de emenda.
Os doentes e os animais agradecem. Há que se criar comemorações sem tanto barulho.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *