Gatos, a emoção de Lidar

13/03/1997. Crédito: Nilton Claudino/CB/D.A Press. Brasil. Rio de Janeiro - RJ. Loucura. Médica psiquiátrica Nise da Silveira e o seu gato.

Esse é o título do livro que, de acordo com o nome, fala sobre gatos e é de autoria da grande médica psiquiatra, dirigente do Museu de Imagens do Inconsciente, Nise da Silveira. Recentemente foi lançado nacionalmente o filme “Nise, o Coração da Loucura”, estrelado por Glória Pires. Nise foi uma profissional valente, que lutou por aquilo que acreditava e provou que estava certa, num cenário adverso, machista, onde, além de tanta coisa, faltava o respeito aos animais e a sensibilidade de entender que eles podem ajudar muito em um tratamento, tanto físico com mental do ser humano, porque são pura emoção. Nise adorava gatos. No início do livro ela já define a importância deles em sua vida:
“Desejo que na minha casa haja:
Uma mulher inteligente,
Um gato deslizando entre os livros
E amigos em to0dos os momentos
Sem os quais não posso viver”
Entre outros aspectos, o livro faz uma abordagem sobre os gatos como divindades do Egito, sobre a perseguição aos gatos no cristianismo, o relacionamento deles com o ser humano, seus simbolismos e sobre os experimentos científicos com gatos como co-terapeutas, os gatos e os escritores, relacionamento deles com a música, etc.
O livro, já em sua segunda edição, é impresso em papel couché matt. Fernando Viana e Ney Sampaio são responsáveis pela recuperação de imagens e texto. O livro é ilustrado por Sebastião Barbosa e tem edição assinada por Léo Christiano Editorial.
Acaba de chegar à livraria Lemos & Cruz de Uberaba. Sem dúvida, para os amantes de animais, é uma obra que vale a pena ter.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *