O outono e os pets

young red border collie dog playing with leaves in autumn

Chuvas repentinas, mudanças drásticas de temperatura e árvores sem folhas são os fenômenos mais comuns do outono no Brasil. A estação também costuma trazer consigo os ácaros e aranhinhas minúsculas, que se escondem na parte inferior das folhas ásperas e enchem a planta de manchas brancas.
No entanto, entre as complicações mais sérias provocadas pelo tempo seco estão as doenças típicas do período frio e elas afetam tanto os seres humanos como os animais.
Segundo as estatísticas, o sofrimento de cães e gatos domésticos provoca um crescimento de até 30% no número de atendimentos nas clínicas e hospitais veterinários, por isso é importante que você tenha conhecimento do assunto. A seguir, cinco informações muito úteis:
1º – VOCÊ SABIA QUE A MAIORIA DAS DOENÇAS QUE ACOMETE OS ANIMAIS NESTA ÉPOCA TEM ORIGEM RESPIRATÓRIA?
Elas são causadas por vírus ou bactérias e apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado, ou seja, tosse, febre, espirros, coriza e falta de apetite. Mantenha-os longe dos ventos gelados.
2º – VOCÊ SABIA QUE OS PROBLEMAS OFTALMOLÓGICOS TAMBÉM AUMENTAM NESTA ÉPOCA?
O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. Mantenha a higiene da região dos olhos sempre em dia.
3º – VOCÊ SABIA QUE A INFESTAÇÃO DE CARRAPATOS NOS CÃES É OUTRA SITUAÇÃO TÍPICA DO OUTONO?
Isso acontece porque as pastagens ficam mais secas, favorecendo consideravelmente a multiplicação da população deles. Portanto, mantenha seu totó o mais afastado dos campos, pelo menos nesse período.
4º – VOCÊ SABIA QUE A UMIDADE E O FRIO TAMBÉM PODEM PROVOCAR SINTOMAS DE DOENÇAS CRÔNICAS ARTICULARES?
Eles costumam aparecer tanto em cães como nos gatos e são chamados de osteoartrose. Problemas na coluna são outra preocupação para os donos, sinalizados pela manifestação do próprio animal, precisam da atenção de um veterinário.
5º – VOCÊ SABIA QUE, PRINCIPALMENTE, NESTA ÉPOCA É FUNDAMENTAL QUE OS GATOS ESTEJAM COM A VACINAÇÃO EM DIA?
Isso vale, inclusive, para aqueles que nunca saem de casa. Nesta época há um aumento dos casos de gripe nos bichanos, em especial dos mais novos e idosos, cujo sistema imunológico é mais fragilizado.
Como você pode perceber, estamos vivendo uma estação que exige mais atenção no quesito saúde e os cuidados valem para nós, os humanos, e para os nossos animais de estimação.
A boa receita começa com alimentação saudável, hidratação frequente, higiene com o local em que eles costumam ficar, proteção contra o frio, os ventos e as chuvas e, claro, muita demonstração de afeto da nossa parte. A saúde deles, com certeza, vai agradecer.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *