Pró-direitos animais

pamplona1
Manifestantes pró-direitos animais se caracterizaram como touros sujos de sangue em um protesto contra as touradas e corridas de touro, nesta quarta-feira (5), um dia antes do começo da famosa festa de São Firmino, em Pamplona, norte da Espanha.
Seminus e com chifres, os manifestantes quebraram bandeirilhas cheias de pó colorido. Eles argumentam que os animais são maltratados durante as tradicionais práticas espanholas.
As Festas de São são as festas em honra a São Firmino, que se realizam em Pamplona, no norte de Espanha, todos os anos entre 6 e 14 de julho. São Firmino foi um santo natural da cidade, padroeiro da diocese e co-padroeiro de Navarra.
Os festejos começam dia 6 de julho, ao meio-dia em ponto, com o chupinazo (lançamento de foguete) da sacada do Palácio Consistorial (sede do governo municipal), e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de Mí”. Uma das atividades mais famosas é o encierro, que consiste numa corrida de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Os encierros realizam-se todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos. Entre 1922 e 2009 morreram 15 pessoas nos encierros dos Sanfermines.
É incrível que ainda persistam certas tradições, em um momento que todo o planeta já (ou melhor, só agora) se conscientiza a respeito de crueldade com animais. O mesmo vale para as famosas “vaquejadas” do nordeste do Brasil.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *