Leucemia felina

 

doencas-gatos

A leucemia felina é uma doença infecciosa que enfraquece o sistema imunológico do animal, deixando-o mais exposto a outras enfermidades e infecções que podem ser fatais. Conhecida também pela sigla FeLV (vírus da leucemia felina), a leucemia é causada por um vírus que possui a capacidade de predispor o animal a desenvolver tumores (leucemia ou linfomas) ou doenças degenerativas.
Uma de suas características é ser uma doença incurável, porém silenciosa. Em muitos casos, ela acomete os bichanos sem apresentar sintomas iniciais. Por este motivo, a prevenção é extremamente importante para garantir a saúde do animal.

Cães também podem se infectar?
“Não, nem cães nem humanos. A transmissão ocorre somente entre gatos por meio do contato, principalmente com a troca de secreções corporais como saliva, lágrima, urina e fezes. A principal forma de passar o vírus é por meio das lambeduras entre animais que vivem juntos. O vírus também pode ser transmitido durante a amamentação”.

Se meu gato não apresenta sinais da doença, como descobrir se ele é portador do vírus?
“A leucemia felina pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue realizados em clínicas veterinárias”.

Se a FeLV não tem cura, a vida de um gato infectado é mais curta?
“O vírus que causa a doença mexe com o sistema imunológico do animal, além de poder causar anemia e predispô-lo a desenvolver tumores. Infelizmente, um gato infectado pode, sim, viver menos”.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *