Não custa lembrar

41473223d293b781328d772fca316818
Já falamos várias vezes e não falta espaço em qualquer mídia para dar dicas sobre os cuidados especiais que precisamos ter com os pets no inverno.
No Brasil, as temperaturas despencaram de repente. E olha que havia anos que não tínhamos um inverno assim, longo e forte. Aqui, em Uberaba, sudeste do país, a nova onda frio chegou com força total. Então, vamos nós lembrar de algumas dicas importantes para nossos amigos de 4 patas.
É preciso prestar atenção em detalhes como mudança no comportamento, roupinha, banho e local de dormir.
1- Tosa- Se o cãozinho faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, mantenha a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.
2- Roupinhas- Animais que estão em constante movimento e fazendo exercícios, não precisam de roupas.
3- Local de dormir- Alguns cães, mesmo tendo sua própria casinha, preferem ficar ao relento. Prenda esses animais em locais fechados nos dias de chuva ou frio intenso.
4- Comportamento- Seu animal é sempre muito animado e agora está quieto e apático. Preste atenção ao comportamento.
5- Banhos- diminua a freqüência dos banhos no inverno que, de preferência devem ser com água morna e não molhe o animal nos dias frios. Seque-o bem após o banho e não deixe que ela sai pra rua até, no mínimo, 30 minutos depois.
6- Vacinas- As pneumonias são mais comuns no inverno e nos gatos e cães elas podem ser bacterianas, o que é ainda mais grave. Esteja com as vacinas sempre em dia e evite aglomerações com grande quantidade de animais. No frio é mais comum contrair traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como a tosse dos canis. A doença é altamente contagiosa e mais perigosa para animais idosos ou filhotes. Para passear, prefira os horários com mais sol.
7- Exercícios- Estimule os cães a fazerem exercícios. O frio é um ótimo período para isso. Em casa utilize brinquedos. Eles podem comer um pouco mais de ração que o normal para causa dos exercícios, mas é necessário um reforço na alimentação e acompanhar o peso do animal é algo é algo que precisa ser feito em qualquer estação. O sobrepeso é um problema sério e pode causar doenças cardiovasculares e na coluna.
8- Escovação- Aumento a freqüência da escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal, conhecida também como “prisão de ventre”. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *