Sônia Hercos

pipoca6

Economista, designer e Life coach, nossa entrevistada também trabalhou com TI por 18 anos. Depois dedicou-se ao design em computação gráfica, no qual tem especialização. Criatividade o tempo todo. Sensibilidade tempo integral. E assim ela é também com as pessoas e os animais, especialmente os que têm sorte de ficar sob seus cuidados. É amor e carinho pra ninguém botar defeito. Querida amiga Sônia Hercos é entrevistada deste final pelo Moreno Pet Blog.

 
“Um dia você perceberá que o que eu sinto por você é amor e entenderá que talvez você ainda não tenha gostado de mim, por simplesmente não se permitir ser amado!”

 
Marcos Moreno– Você sempre gostou de animais ou algum fato te despertou para isto?
Sônia Hercos– Animais sempre fizeram parte da minha vida. Por ter crescido em uma chácara, tive todos os tipos de animais de pequeno porte. Cachorros, gatos, carneiros, passarinhos, pintinhos, coelhos e até um sapo boi. Por coincidência todos, ou quase todos se chamavam Fred.

Marcos– Já teve algum especial ou todos são?
Sônia– Especiais todos são. Uns mais, outros menos … mas a Pipoca superou! Acho que por ser de pequeno porte. Sempre tive cachorros grandes (fila, dog alemão, labrador, srd) e a convivência é completamente diferente. Eu namorei a ideia de ter um maltês durante anos! Até que a Pipoca me escolheu.

pipoca4Marcos– A escolha dos nomes sempre passa pela criatividade. Como foi no seu caso?
Sônia– Quando fui pegar a Pipoca, cheguei e vi uma bolinha branca pulando feito louca! Pulava muito! Não tinha nome mais propício … Pipoca! A próxima será a Milka, a Chanty e o Mellow. Serão 4. Todos os nomes lembrando algo branco e gostoso.

Marcos– Qual o limite que não deve ser ultrapassado? (para que não haja confusão entre bichos e gente?)
Sônia– Veja bem, eu consigo dormir com a Pipoca, mas jamais conseguiria dormir com o Zac, um labrador. Passear com a Pipoca no carro a qualquer momento é fácil, com um Sultão (um Fila), já seria complicado. Tudo depende do animal, da personalidade dele, da forma que foi criado. A Pipoca é um “cão”. Super brava (pra não dizer chata) com estranhos. O quarteirão todo sabe quando a Pipoca está na rua. Já tentei educar, adestrar, mas conversando com donos de outros cães da mesma raça, descobri que a maioria é assim. O limite que imponho é jamais constranger quem está perto. Ninguém é obrigado a aguentar um bichinho temperamental. Dentro de casa a Pipoca está em meus limites. Fora de casa, o limite é dos outros. No mais, nunca me imaginava tão grudada a um animal! Mas sou. Eles trazem alegria para o lar. Trazem calma, amor. Nos ensinam a transmitir o que muitas vezes fica reprimido.

Marcos– Você acha que os pets entendem o que falamos ou só entendem comandos?
Sônia– Entendem tudo! A meu ver, comandos são para educar, disciplinar. Eles possuem um enorme entendimento e uma grande percepção do ambiente e das pessoas. Animais sentem e captam mais vibrações energéticas que nós, humanos. Na minha religião, temos a plena consciência de que os animais são nossos irmãos, numa escala evolutiva inferior à nossa, mas que nos ensinam todos os dias a sermos pessoas melhores, auxiliando assim na nossa própria evolução.

Marcos– No universo de animais selvagens, qual o que mais te atrai?
Sônia– A águia.

Marcos– Que espécie de animais você jamais teria como pet e por quê?
Sônia– Não gosto de hamsters e nem de gatos. Animais peçonhentos e répteis nem pensar! Fico com os cachorrinhos mesmo!

Marcos– Você é contra certas culturas como touradas da Espanha ou as vaquejadas praticadas no nordeste brasileiro?
Sônia– Tenho verdadeiro horror a tudo que pode machucar um animal! Qualquer vídeo ou imagem que chegue até mim, relacionado a torturas ou animais machucados eu simplesmente não vejo. Isso me impressiona.

Marcos- Um filme com animal.
Sônia– Sinceramente? Amo desenhos animados com animais. Como designer eu vejo os mínimos detalhes. Dos pelinhos à expressão facial que eles conseguem transmitir. Nos desenhos eles conseguem verbalizar, na linguagem humana, o que gostaríamos de ouvir dos nossos pets.

Marcos– Uma mensagem aos humanos em relação aos animais.
Sônia– Não me despreze! Não seja tão duro comigo. Não seja tão agressivo! Um dia você perceberá que o que eu sinto por você é amor e entenderá que talvez você ainda não tenha gostado de mim, por simplesmente não se permitir ser amado!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *