Hipertermia em gatos

download
Cuidados simples evitam elevação da temperatura corporal do felino

A primavera já começou no Brasil, mas as temperaturas já estão altas para o clima e o verão ainda nem chegou, até lá os termômetros podem atingir até 40°C em algumas regiões do país. Se os humanos sofrem com as altas temperaturas, os gatos podem ter hipertemia (elevação corporal) com muito mais facilidade “O corpo do gato não tem a mesma capacidade que o nosso de liberar calor, então, aquece-se rapidamente. A hipertemia é um problema muito grave e que poder levar o felino até a óbito ”, explica a médica veterinária da Equilíbrio e Coordenadora da Comunicação Científica, Bárbara Benitez.

Como evitar a hipertemia:
• “Nunca deixe seu gato em lugares fechados ou abafados por muito tempo. Se você mora em um apartamento, instale redes de proteção para poder manter sacadas ou janelas abertas durante sua ausência” ;
• “Certifique-se de que seu animal tem um lugar escondido do sol para se abrigar. A temperatura ideal do corpo de um felino está entre 37,5°C e 39,5°C, mas pode variar de acordo com o ambiente.”
• Hidratação é essencial. “Sempre deixe vasilhas de água fresca em casa e mantenha seu felino interessado em consumi-la: vale colocar pedras de gelo ou até instalar bebedouros fontes, pois gatos adoram água corrente”.

Sintomas:
“Os sintomas mais comuns de hipertemia são vômitos, desorientação, cansaço, respiração intensa e aumento da frequência cardíaca. Se em um dia de calor o tutor perceber esses sinais, deve levar o animal para um lugar ventilado, oferecer um pouco de água e refrescá-lo com uma toalha molhada. Depois, leve-o imediatamente para o veterinário”, finaliza a veterinária.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *