Os maiores santuários de animais do mundo

farm-sanctuary-credit_jo-anne_mcarthur

Resgatados de fazendas de abates, indústria de testes, maus tratos de circos e até para preservação de espécies selvagens, as fazendas do bem oferecem uma experiência mágica de reconexão com a natureza.

Em 2016, o Tripadvisor decidiu banir a venda de ingressos para atrações que envolvessem tocar em animais silvestres ou em condições de abuso, como andar de elefantes, nadar com golfinhos, etc.. A atitude se desenrolou depois de um dos “templos” de tigres na Tailândia ser descoberto em um escândalo: o espaço maltratava os animais, alguns estavam ali ilegalmente e todos eram drogados para que os visitantes pudessem passar a mão e tirar fotos. Contudo, não são só os animais exóticos que sofrem de abusos humanos em prol financeiro. Basta buscar na internet ou assistir documentários como Terráqueos e Cowspiracy para enxergar a realidade da indústria alimentícia e da moda.
“O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais”, aponta a Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO). No lugar do ser humano se colocar em uma posição superior aos animais, portanto, ele deve coexistir com eles. Apesar das inúmeras atrocidades que os bichos passam todos os dias – pense nas vacas leiteiras que desenvolvem mastite (o leite sai com pus e sangue) de tanto terem as mamas sugadas por máquinas; ou nos porcos, bois e aves criados em espaços minúsculos para a indústria alimentícia -, felizmente existem santuários ao redor do mundo que resgatam os bichos negligenciados e dão o cuidado veterinário ideal para cada espécie e o amor que todos eles merecem – sem contar as inúmeras iniciativas de ONGs como a Mercy for Animals para espalhar a conscientização do estilo de vida, como o desafio 21 dias sem carne, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira.
A parte transformadora é poder experienciar o contato com os bichos, durante passeios organizados pelos próprios espaços, de visitas diárias até hospedagens de quatro meses. Confira abaixo sete santuários de animais ao redor do globo para visitar com a família e amigos, reconectando-se com a natureza.

Farm Sanctuary, Estados Unidos
Um dos maiores santuários animais dos EUA, o Farm Sanctuary comemora 30 anos em 2017. São três unidades espalhadas pelo país, com (ao todo) mil animais resgatados de maus tratos. “O Farm Sanctuary começou fazendo investigações em fazendas, armazéns e matadouros, a partir daí passamos a resgatar animais abusados. A comunidade de profissionais e voluntários incluem experiências com resgates, educação e advocacia. Os abrigos são equipados com materiais de primeira linha com acompanhamento veterinário e de saúde animal.
O Farm Sanctuary ainda atua com seus advogados para conseguir uma vida menos cruel, buscando reformas políticas eficazes para os bichos.

farm-sanctuary-_credit_farm_sanctuary

Santuário Terra dos Bichos, Brasil
Situado em São Roque, este sítio foi aberto há 10 anos na antiga propriedade da família da fundadora e ativista dos direitos dos animais, Cintia Frattini. Desde o princípio, o objetivo dela era resgatar bichos maltratados, das mais diversas situações – de araras humanizadas e cuidadas como pet (animais silvestres não são de estimação) até coelhos retirados de indústria de teste em animais. Há pouco mais de um ano, ela abriu o santuário para visitas monitoradas a cada dois meses, em pequenos grupos, para não assustar os animais. As fotos não são permitidas, apenas o fotógrafo oficial está autorizado a retratar o passeio. Ao longo do dia, os visitantes conhecem mais sobre o histórico de cada animal, sua situação quando chegou ao santuário, os cuidados tomados e sua recuperação, assim como informações educacionais quanto ao tratamento ideal dos bichos e a realidade das indústrias. Cintia ficou mundialmente conhecida após o acidente de um caminhão que estava levando porcas de Minas Gerais até o abatedouro de São Paulo, e capotou na Rodoanel. Os passeios no Santuário Terra dos Bichos incluem três refeições veganas completas e transporte, saindo de São Paulo. Crianças e idosos são muito bem-vindos.

Where Pigs Fly, Austrália
Localizado em uma propriedade de 100 acres, no Hunter Valley, em New South Wales, este santuário foi fundado pelo casal Debbie e Jamie após resgatarem alguns animais de situações cruéis em fazendas. Tudo por lá é muito simples, com jeito de “minha casa, sua casa”. Ambos recebem os visitantes nos passeios monitorados para apresentarem cada detalhe da propriedade e história dos animais que ali se abrigam, entre eles vacas, porcos, perus, cavalos, frangos e ovelhas. “A maioria dos animais de criação neste país, e no mundo, estão presos no sistema de cultivo que existe hoje. Em vez de dizer que ‘alguém deve fazer algo’, decidimos nós fazermos algo”, resumem. As formas de ajudar variam entre doações anuais para cada animal, compras na lojinha do santuário e doações monetárias. Sem contar o valor da visita diária que serve como doação para o local.

Leilani Farm Sanctuary, Havaí
“As maiores dificuldades de manter um santuário são: dizer não para mais animais, por não ter condição no momento de cuidar de todos eles, gerir os voluntários e sofrer quando os bichinhos morrem”, comenta a fundadora do Leilani Farm Sanctuary, Laurelee Blanchard, que deixou uma carreira bem-sucedida no mundo corporativo para dedicar sua vida à proteção animal. A fazenda extremamente verde e espaçosa oferece visitas para escolas e públicos no geral, portanto passeios em família são super bem-vindos. A cada visita feita, o santuário recebe doações para manter os cuidados diários e veterinários de cada animal. Além da experiência transformadora, você ainda pode apadrinhar um dos bichos e mantê-lo à distância.

Santuário das Fadas, Brasil
Este santuário foi fundado em 2008, por Patricia Fittipaldi em Itaipava, no Rio de Janeiro. Sempre resgatando animais de maus tratos, ela teve que vender a antiga casa na cidade, porque não comportava mais a quantidade de bichos. Hoje são 200 animais, entre bovinos, suínos, caprinos, aves em geral, animais silvestres e alguns domésticos. Em 2016, por conta de chuvas, o santuário perdeu a sede e teve que se mover para o Núcleo Crescendo, ONG em Teresópolis que abriga mais de 40 crianças adotadas. Contudo, no início de dezembro Patricia irá se mudar para uma fazenda alugada na mesma região. Os passeios custam um valor simbólico, que ajudam na manutenção dos animais e das instalações, e devem ser feitos de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês. Os bichos foram acolhidos de abatedouros, vaquejadas e rituais religiosos.

santuario-das-fadas-rio
The Donkey Sanctuary, Reino Unido
Fundado em 1969, este santuário na Inglaterra é exclusivamente dedicado aos burros e mulas usados para competições e transporte, de maneira cruel e nada saudável. Hoje, o espaço é mundialmente conhecido e recebe todos os tipos de visitantes ao longo do ano. Infelizmente, a fundadora e doutora Elisabeth Svendsen faleceu em 2011. O trabalho do The Donkey Sanctuary não se restringe aos cuidados dos animais resgatados no santuário, a ONG também auxilia na educação em relação aos animais em comunidades carentes e no resgate global das espécies negligenciadas pelos donos. Na visitação, o santuário oferece além do passeio para conhecer os animais resgatados e tratados, alimentação, eventos para todas as idades e uma lojinha de lembranças.

Lions Rock Sanctuary, África do Sul
Como o nome já indica, o santuário da FOUR PAWS é para leões, tigres e outros felinos de grande porte, resgatados de circos, zoológicos e cativeiro privado. No início, o projeto tinha apenas 20 felinos, hoje já conta com 90 de espécies diferentes, todos espalhados por um terreno generoso na África do Sul. Um time de veterinários cuida dos animais periodicamente, mas existe a possibilidade de você ser voluntário no programa de no mínimo quatro semanas, com preços especiais para quem quiser passar mais de dois meses. Esta opção inclui acomodação no local, internet, transfers, serviço de lavanderia, internet, datas flexíveis e certificado de aptidão. Para os que não quiserem se aventurar in loco, também podem contribuir via depósito bancário.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *