O que está acontecendo?

 

Beagle (6 months old)

Infelizmente, não temos uma comunicação verbal com os animais e isso acaba nos deixando cegos com relação ao que acontece com nosso amigo. Uma vez que os cachorros não podem nos dizer o que acontece com eles, em alguns casos, pode ser muito tarde quando entendemos o problema que nosso bichinho pode estar passando. Já que amamos nossos fiéis parceiros, é importante entender melhor sobre o comportamento deles para que, assim, possamos identificar a existência de problemas sérios que devem ser tratados imediatamente. Alguns comportamentos merecem ser avaliados.

Persegue a cauda constantemente
Esse comportamento divertido é simplesmente uma maneira que seu cachorro tem para gastar seu excesso de energia. Mesmo sabendo que é um comportamento normal, é importante notar se o seu cachorro repete este comportamento de forma exagerada, uma vez que isso pode indicar um problema nas glândulas anais ou dermatite alérgica por pulgas. Em outros casos, essa persistência na perseguição da cauda pode ser um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo. Se você perceber que esse comportamento se tornou repetitivo, leve-o ao veterinário.

Inclina a cabeça
Assobiar, falar com uma voz aguda ou até mesmo fazer ruídos estranhos pode causar um dos comportamentos mais lindos e engraçados dos cães: a inclinação da cabeça para um dos lados. Não se sabe exatamente por que os cães inclinam suas cabeças, mas os especialistas caninos especulam que eles realmente estão tentando entender o que ouvem. Eles também estarão tentando aperfeiçoar uma técnica para descobrir se o que estamos dizendo vai levar a algo divertido ou gratificante.
Outra razão pela qual um cão pode inclinar sua cabeça é porque este movimento melhora a qualidade do som e com isso é mais fácil conseguir determinar com mais precisão a sua localização. Entretanto, se esse comportamento for repetido, inclinando a cabeça sempre para o mesmo lado sem um motivo aparente, seu animal de estimação pode ter um problema no ouvido e deve ser levado a um veterinário.

Tosse
Se a tosse do cachorro é persistente, este é um dos sintomas mais claros que existem para indicar que ele precisa ser avaliado por um veterinário. A tosse crônica pode estar relacionada à doença cardíaca, gordura no coração ou até a doenças pulmonares. Pode acontecer de um cão ter uma “tosse do canil”, que consiste em uma traqueobronquite infecciosa que cause uma forte tosse seca. Para a maioria dos cães, esses episódios duram cerca de duas semanas e, em seguida, desaparecem, mas se o sintoma persistir, pode ser indício de uma pneumonia fatal.
Além disso, para algumas raças de cães, pode ser mais perigoso pegar essa doença devido à forma incomum de seus crânios e sistema respiratório, como acontece com todas as raças com focinhos afundados, como os bulldogs, pulls ou boston terriers. Sua anatomia pode comprometer seu sistema respiratório e criar dificuldades respiratórias. Em qualquer um desses casos, é conveniente que o proprietário leve o cachorro ao veterinário, indicando também se ocorreram muitos espirros ou corrimento persistente nos olhos, ouvidos ou nariz.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *