Massacre de vira-latas

cao_metro_moscou_03

Cachorros vira-latas estão sendo mortos nas cidades sede dos jogos da Copa do Mundo da Rússia, à medida que autoridades locais seguem ordens para controlar os milhares de animais abandonados, disseram parlamentares russos, nesta quinta-feira. Bandos de vira-latas, que às vezes podem ser agressivos ou estarem famintos, são comuns nas cidades russas, grande parte devido à recusa popular em castrar os animais de estimação.
“Recebemos muitos apelos de ativistas dos direitos dos animais e de cidadãos carinhosos que dizem que tiroteios em massa e eutanásia de animais de rua estão ocorrendo em diversas cidades sede da Copa do Mundo”, disse o chefe do comitê de proteção ambiental da câmara baixa russa, Vladimir Burmatov, ao jornal “Parlamentskaya Gazeta”.
No mês passado, o vice-primeiro ministro, Vitaly Mutko, estimou que existem cerca de dois milhões de cachorros vira-latas nas cidades sede e insistiu que o problema fosse resolvido de forma humanizada.
Burmatov disse que seu comitê enviou uma carta oficial para o ministro dos Esportes, Pavel Kolobkov avisando sobre a “destruição em massa de animais sem casa” em cidades sede, e pedindo que ele fale com as autoridades locais para usarem “métodos humanizados, sem causar morte, mutilação ou ferimentos nos animais”.
O parlamentar sugeriu ainda que os cachorros fossem colocados temporariamente em abrigos e que fossem castrados. Segundo ele, isso não seria mais custoso do que matar os animais e melhoraria a imagem do país.
“Esses sinais preocupantes devem parar, a reputação do nosso país está em jogo. Não somos selvagens que realizam assassinatos em massas de animais de rua, jogando seus corpos ensanguentados em vans e levando-os pela cidade. Pelo mesmo dinheiro podemos facilmente realizar a captura, vacinação e castração, além de acomodar os cachorros em centros de detenção”, disse Burmatov.
Em resposta à carta, o ministro dos esportes Kolobkov disse que havia dito às cidades sede que usassem métodos humanizados para evitar uma reação pública negativa, informou o jornal “Parlamentskaya Gazeta”.
A Copa do Mundo será realizada em 11 cidades russas, do enclave de Kaliningrado no oeste a Yekaterinburg, no leste.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *