Anemia em cães- como identificar?

cachorro-com-anemia-e1463437794535

Muita gente pergunta como identificar certas doenças em cães, já que eles têm doenças que se pode ver e eles não falam. Mas quem tem um cão sabe quando alguma coisa não vai bem. A anemia tem sintomas clássicos, mas é preciso saber que, ao se fazer o diagnóstico dessa enfermidade, deve-se descobrir o que a desencadeou, pois trata-se de uma doença secundária que aparece como consequência de outro problema.

Sintomas
O cachorro com anemia apresenta palidez nas mucosas, falta de disposição, perda de apetite, diminuição do peso, urina escura e podem existir casos em que ele apresente um quadro de depressão. Muitas vezes, o primeiro sinal que pode chamar a sua atenção é a mudança no comportamento canino. Por isso, muita precaução a qualquer tipo de atitude incomum do cão.
Caso você note esse conjunto de sintomas no seu animal de estimação, procure levá-lo para uma avaliação veterinária. “Um dos métodos mais eficientes para identificação da doença é o exame de sangue, em que é feita a contagem de glóbulos vermelhos. O cão com anemia possui baixa quantidade de eritrócitos no sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para os órgãos”, explica.

Causas da anemia em cães
Ao diagnosticar as causas da anemia em cães também é possível saber qual o tipo da doença. Existem três tipos de anemia: medular, hemorrágica e hemolítica.
Anemia medular: se desenvolve em consequência de uma deficiência na produção de células vermelhas, que pode ser causada por uma doença autoimune.
Anemia hemorrágica: ocorre quando o animal sofre algum trauma e perde muito sangue. Existem algumas doenças – como cânceres e casos de envenenamento – que também podem levar à perda de sangue.
Anemia hemolítica: esse problema acontece quando o próprio organismo do cão destrói as hemácias, provocando uma queda na imunidade. A anemia hemolítica pode ser consequência de alguma doença, disfunção do sistema imunológico, ataque parasitário ou intoxicação.
Tratamento para anemia em cães
O tratamento adequado para a anemia canina deve ser indicado pelo veterinário. Em geral, orienta-se o uso de medicamentos e, em casos mais graves, podem ser necessários transfusão de sangue e até cirurgia.

Uma nutrição de qualidade faz toda a diferença na recuperação do cachorro. Por isso, tenha sempre o cuidado de oferecer rações que são desenvolvidas com proteínas de fontes nobres, que possuem alta digestibilidade, alto valor energético e proporcionam elevado índice de aproveitamento nutricional.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *