Ansiedade Pet: tratamento do estresse e das mudanças de humor

 

 

images (1)

 

O final do ano é um período de atenção para os donos de pets. Barulhos típicos desta época como som alto, fogos de artifício e a maior incidência de viagens e deslocamentos (provocando a mudança de ambiente) podem ter impacto direto na saúde dos animais. Além disso, a ansiedade está se tornando um dos assuntos mais citados e discutidos entre os tutores.

“Uma queima de fogos, por exemplo, pode causar traumas emocionais, quedas, ataques e paradas cardiorrespiratórias, além de tremedeira, automutilação, convulsões e até lacerações no tímpano”, explica a veterinária, Andressa Cris Felisbino. A especialista informa ainda que isso acontece devido à sensibilidade do sistema auditivo de cães e gatos. “Os pets chegam a escutar quatro vezes mais do que o ser humano, por isso, é normal que eles se assustem com barulhos mais altos”, explica Andressa.

“Um dos fitoterápicos indicados é a solução calmante fitoterápica, com Valeriana na composição, que ajuda a tratar as condições de estresse, ansiedade e mudanças bruscas de humor. O objetivo é deixar o pet mais tranquilo, sem interferir em sua performance ou ânimo no dia a dia”, afirma a veterinária.

Segundo Andressa, além do uso para inquietação decorrente dos fogos, o fitoterápico pode ser utilizado em viagens ou, até mesmo, em razão da chegada de um novo membro na família.
A prescrição correta e dose a ser administrada devem ser informadas pelo veterinário do animal, afim de se evitar algum efeito colateral dada a idade avançada ou doença pré-existente. Segundo a especialista, também é recomendado que fitoterápico comece a ser utilizado com, pelo menos, 10 a 15 dias de antecedência da data da viagem ou do evento que irá causar estresse ao pet.

Outra opção é a pasta oral sabor carne com Kawa Kawa. Além da planta possuir propriedades relaxantes, traz também na composição o Triptofano, substância que já existe no organismo dos pets e atua como um antecessor da serotonina, responsável por regular o humor, o apetite e promovendo uma sensação de bem-estar.

A principal vantagem do fitoterápico manipulado é que a formulação oferece a dose certa que o pet precisa.

Dicas importantes:

• Não acaricie ou tente proteger o pet ao notar o incômodo do animal diante de alguma situação barulhenta. Com essa atitude, seu animal acaba entendendo que, de fato, está em situação de perigo, aumentando seu estresse.

• Quando a queima de fogos começa, o mais indicado é agir naturalmente, ficando próximo do pet e transmitindo confiança a ele. É importante que o dono mantenha um tom de comando na voz e recompense o animal ao sinal de uma resposta ou comportamento positivo. recompensar o animal com um petisco que ele goste”, explica a veterinária.
• Se o animal possuir uma casinha, vale a pena revesti-la com espuma para diminuir o barulho.
• Feche portas e janelas do ambiente e ligue a televisão com vídeos que prendam a atenção do pet e tenha sons mais agradáveis do que os fogos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *