Dicas para evitar a obesidade do seu pet

cachorro-obeso

A obesidade atinge entre 30% a 50% da população de cães e gatos no Brasil, confira algumas dicas para evitá-la

Um estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) em 2019 aponta que 41% dos cães são considerados com sobrepeso ou obesos na cidade de São Paulo. Fatores como castração, avanço da idade do pet e doenças concomitantes influenciam na questão da obesidade, mas, no geral, o sobrepeso é uma combinação da ingestão calórica excessiva com pouca atividade física do animal.

“É possível identificar quando o pet apresenta sinais de sobrepeso apalpando o animal e os ossos da costela. Sentir uma camada de gordura maior na base da cauda pode ser um sinal”, afirma a Brana Bonder, supervisora de Assuntos Veterinários de uma grande marca de alimentos. “Mas, apenas um veterinário pode dar esse diagnóstico, por isso a importância de ter um acompanhamento próximo desse profissional”, completa.

À medida que a gordura corporal dos pets aumenta, há maior predisposição a doenças desde lesões físicas, diabetes e até osteoartrite, distúrbios respiratórios ou cardiovasculares e câncer. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir a obesidade no seu pet.
• Controle o que seu pet come – É preciso ter atenção especial para a alimentação. Geralmente, além das refeições regulares, alguns tutores oferecem petiscos em excesso para seus animais e isso pode aumentar o risco de obesidade.
• Mantenha uma rotina de atividades físicas – É importante acostumar o animal a praticar atividades físicas de forma regular. Para cães, os passeios são essenciais. No caso dos gatos, vale apostar em brincadeiras de “perseguição”, ou seja, balançar objetos que atraiam a atenção do animal ou colocar a comida em locais altos para estimular o animal a saltar e gastar energia ao “caçar” o alimento.
• Estimule o uso de brinquedos – Como imprevistos acontecem, quando não puder praticar atividades físicas com o seu pet, estimule o uso de brinquedos, como bolinhas e arranhadores.
• Faça visitas regulares ao veterinário – Todo pet deve ser acompanhado por um veterinário, mas, quando ele estiver com sobrepeso, essa rotina é ainda mais importante.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *