Agosto, gato preto, sexta-feira 13…

Quem nunca ouviu falar sobre as crenças e superstições seculares que envolvem um gato preto? Parece que foi incorporado em nosso subconsciente, o mito que se um gato preto cruzar o nosso caminho é indicação de má sorte. Alguns podem até ter a sensação de um mau agouro.

É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda são considerados como um dos símbolos da sexta-feira 13. E ainda em agosto?!

Quebrar espelho, passar por baixo da escada, cruzar a rua onde tem um gato preto são para muitos sinais de azar. Se somado a isso for uma sexta-feira 13, aí, para quem acredita, o dia se tornou ainda pior. Até que para as duas primeiras situações o mito já não tem tanta força como antes e essas ações vêm se tornando algo cada vez mais comum. Mas é justamente por causa dessas lendas que o único que tem tido azar mesmo é o gato preto, que ainda é visto como um animal que atrai azar e, por preconceito, sofre maus-tratos ou é rejeitado. Pior, em datas como Semana Santa, sexta-feira 13 e até no Halloween, muitos bichanos são sacrificados na realização de trabalhos religiosos de algumas seitas ou são maltratados.
Nos dias atuais, ainda há pessoas que acreditam que data é sinônimo de má sorte. Outra crença que persiste é a de que o gato preto dá azar, e cruzar com ele em uma sexta-feira 13 traz um tremendo atraso de vida. Sociedades protetoras dos animais alertam para o terrível costume de matar o felino nestas datas ou mesmo sacrificá-lo para evitar o suposto azar.

Maus-tratos e a utilização de gatos pretos em sacrifícios é uma realidade. As instituições de doações devem redobrar a atenção quando uma pessoa se interessa por bichanos nessa cor. Quem esperou até a semana da sexta-feira 13 e quer mesmo um gato nessa cor, não irá se importar em esperar uns dias. Além da fama de trazer azar ainda tem o problema dos rituais, animais pretos são a maioria a espera de adoção. Na maioria das vezes, enquanto um amarelinho ou rajado demora um dia para ir para um novo lar, um preto pode ficar por até um mês esperando por um dono.
Além do risco de perder a vida nesses rituais, os cães e gatos escuros sofrem preconceitos. As pessoas alegam várias razões: dizem que são bravos, traiçoeiros e até chegam ao absurdo de dizer que, por causa da sua cor, fica mais difícil achar pulgas. O ideal é que nenhum bicho tenha pulga. É só cuidar. Também não há nenhuma regra para comportamento de um felino, mas, ao contrário do que se diz, normalmente os gatos pretos são muito mais dados e safados que os outros, além de divertidos.”
E o azar atribuído aos peludos pretos? A lenda está relacionada à falta de cultura. Muito pelo contrário, eles trazem sorte. Vamos desmistificar essa ideia de que trazem azar.
Infelizmente, quem tem gato preto pode ter seu bichano roubado ou maltratado em datas como sexta-feira 13. A dica é castrar o animal e mantê-lo preso durante esses dias. Assim você salva a vida do seu peludo e traz sorte para todos!

Diante disto, se você é supersticioso, pode escolher acreditar na má ou na boa sorte associada a esse dia! O número 13, assim como o gato preto, são inofensivos se atribuirmos a eles um significado comum. Mas se a ideia é brincar com a simbologia é preferível então acreditar que a data é sinal de boa sorte!
Portanto, quando você tiver a oportunidade de viver o dia da sexta-feira 13, relembre o significado deste dia, se envolva de sensações positivas e preencha com muita alegria o seu coração.
Veja algumas curiosidades sobre o gato preto em alguns países:
• Na Escócia, um gato preto no alpendre é sinal de prosperidade;
• Na Itália, ouvir um gato preto espirrar traz boa sorte;
• No sul da França, cuidar de um gato preto adoentado e curá-lo é sinal de bons agouros;
• Na Alemanha, um gato preto que cruza seu caminho, da esquerda para direita, é um bom sinal. Mas se o gatinho resolver cruzar o seu caminho da direita para a esquerda, melhor é se benzer;
• Na Letônia, o gato preto é a representação do espírito Rungis, Deus da Colheita. Se um gatuno de pelagem preta aparecer no depósito de sementes, significa que a colheita será farta e próspera.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *