Dia Nacional da Libertação Animal

A data escolhida para comemorar o Dia Nacional da Libertação Animal foi 18 de outubro, mesmo dia que ativistas libertaram 178 cães da raça beagle e sete coelhos que eram usados para testes no Instituto Royal, em 2013. Para o autor do Projeto de Lei 7864/2014, Ricardo Izar (PSD/SP) esta é uma data que precisa ser lembrada. “[O dia] 18 de outubro é um marco para a libertação animal e para o fim dos testes animais”, disse.
O parlamentar reforçou que existem inúmeros métodos alternativos eficientes que podem e já são usados para substituir os testes animais. “Essa é uma tendência mundial. Na União Europeia várias normas foram criadas com o propósito de abolir os testes animais.”, explicou.
Ricardo Izar esclareceu que Inglaterra e Alemanha proibiram o uso de animais na educação médica. Já nos Estados Unidos 70% das faculdades de medicina não utilizam animais em aulas práticas. “As principais instituições de ensino da área médica como Harvard, Stanford e Yale acham desnecessário o uso de animais vivos para o treinamento médico”, concluiu.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *