Produtos pet invadem feira de casa e decoração


Animais de estimação estão em 70% dos lares brasileiros; mercado reage para atender a demanda


Quem passou pelo estande da Zona Criativa, em plena feira de casa e decoração, imaginou que iria encontrar uma variedade de produtos licenciados como lembrancinhas, canecas, mochilas, pantufas e almofadas. Tudo voltado para o consumo de humanos, certo? Errado. Há dois anos, a marca se viu obrigada a lançar a Zona Criativa Pet, uma linha com mais de 300 itens para gatos e cachorros. E ela foi levada para a ABCasa Fair, maior evento de Home & Decor da América Latina.
“Nunca imaginamos trabalhar com este segmento. Foram os nossos clientes que trouxeram a demanda e nós fizemos o lançamento em tempo recorde para conseguir atender os pedidos”, conta Alexandre Domiciano, gerente de marketing da empresa. O lançamento da nova linha foi em novembro de 2021, ano em que, segundo o censo do Instituto Pet Brasil, 70% dos lares brasileiros tinham um animal de estimação.
De lá pra cá, a marca lida com o desafio de entender como funciona o setor. “Nosso diferencial é o licenciamento de produtos da Disney e Paramount. As caminhas da Patrulha Canina e do Bob Esponja estão fazendo o maior sucesso”, comemora. A demanda por produtos pet na Zona Criativa tem sido tão grande que a empresa já estuda a possibilidade de abrir uma loja física exclusiva para as vendas dessa linha. “Estamos à procura de um bom lugar para montarmos o ponto. Acredito que ainda este ano seja a inauguração”, revela.
Os produtos pet também podem ser encontrados no setor de utensílios domésticos da ABCasa Fair. Brinquedos, bebedouro, tapete, removedor de pelos e muitos outros itens dividem espaço com ferramentas, tesouras, faqueiros e centenas de outros materiais para a casa. “Acredito que isso seja um reflexo da relação das pessoas com os animais de estimação. Hoje não tem como pensar em uma casa sem lembrar dos pets. Por isso, é normal que um evento voltado para esse segmento apresente novidades para os mascotes das famílias também”, diz Anderson Passos, Diretor Executivo da ABCasa, responsável pela organização da feira.
O Grupo Etilux foi um dos que apostaram nessa variedade. A empresa, que atua no segmento de utensílios domésticos há 41 anos, trabalha com artigos para gatos e cachorros há 12, mas foi há pouco mais de dois anos que sentiu uma mudança no setor. “No final de 2022, nós fizemos uma revisão no nosso portfólio e, agora, a aposta é diversificar ainda mais a linha com produtos de alta qualidade”, explica Leandro Lima, gerente nacional de vendas da marca.
Os números também são animadores. Lima conta que a empresa teve um aumento de cerca de 20% nas vendas dos artigos pet no segundo semestre de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior. Desde então, o crescimento se mantém nessa margem. E a expectativa, garante, é que continue assim.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *