Lugar comum

man-feeds-80-homeless-dogs-michael-baines-thailand-40-700x445

Essa é a história de Michael Baines, escocês que vive na Tailândia. Ela está sendo muito divulgado nas redes sociais, e é maravilhosa. Mas, infelizmente é “lugar comum”. Só não é assim nos países muito desenvolvidos. Tudo começou quando um dia uma cadelinha que havia parido seus bebês apareceu no restaurante em que Michael trabalha, esfomeada e coberta de feridas pelo corpo. Desde então a vida dele nunca mais foi a mesma.
Incomodado com a situação de dezenas de cães a quem presenciava constantemente sofrer agressões com paus e pedras, facas e água fervente, Michael decidiu minimizar o sofrimento daqueles pobres animais. Desde então ele carrega todos os dias no seu carro uma panela imensa de arroz cozido com óleo vegetal e caldo de carne, ração e algum tipo de carne. Nas suas horas livres Michael circula pelas ruas da cidade onde mora e distribui comida aos cães abandonados. Nas suas andanças o homem encontra muitos cães envenenados, por isto junto com ele há sempre um antídoto para tentar salvar algum animal. Uma vez por mês Michael acrescenta um pó na comida para afastar os riscos de infestação de vermes, carrapatos e pulgas.
Michael faz as viagens três vezes por dia durante a semana: de manhã cedo antes de começar a trabalhar, depois do café da manhã do restaurante e quando volta para casa. São várias paradas para dar conta dos cerca de oitenta cachorros de rua a quem Michael presta atendimento. A interação entre eles é tanta que os cães já reconhecem o som do motor do carro. Porém, mesmo com tanto carinho e atenção, há animais ainda ariscos devido ao sofrimento passado nas mãos de pessoas más.
Apesar de contar com algumas doações, Michael banca a maior parte sozinho. Mas ele não pensa em desistir, já que isto poderia levar seus amigos a um fim trágico. Outro problema recorrente é que cada vez mais surgem cadelas prenhes, aumentando o número de animais a serem alimentados. Além de fornecer comida, Michael ajuda a encaminhar os cães para castração. Quando a recuperação é mais lenta, ele leva os animais para casa até ficarem totalmente bons. Aqueles que têm mais sorte são enviados para lares onde Michael tem certeza que serão tratados dignamente.
Mas há o outro lado da história. Se Michael ajuda os cães, a recíproca é verdadeira também. Há alguns anos Michael sofreu um AVC. Seu contato com os cães foi muito importante para seu próprio tratamento dar certo. O grande sonho de Michael á mudar a consciência dos tailandeses na forma de cuidar dos animais. Em sua casa vivem nove cães que foram resgatados depois abandonados e maltratados pelas ruas da cidade. Graças a Michael, os animais hoje gozam de excelente estado de saúde.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *