Cadela ‘adota’ e amamenta bezerra

estv2_-_cac_hd_-_outubro__15e96d3752

Após o nascimento dos seus seis filhotes, uma cadela adotou uma bezerra em uma fazenda no interior de Guaçuí, no Sul do Espírito Santo. A cadela Malhada, divide o leite entre os filhotes e a bezerra Flor, e trata todos com o mesmo carinho.

O funcionário da fazenda, Rodrigo Barbosa, conta como foi quando descobriram a relação de afeto, que vai além da amizade.
“Estava tirando leite de manhã. E ela tem sempre o costume de ficar no meio dos bezerros, e ficar deitada por causa da friagem de manhã cedo. Quando a gente percebeu, a bezerra estava mamando nela”, conta.

A Malhada era uma cadela de rua, e chegou na fazenda há pouco mais de um ano. “Ela só ficava junto com as vacas no pasto. Depois de três meses, ela começou a chegar no curral, a ter a confiança da gente. E passou a ficar aqui no curral”, lembra Rodrigo.
Segundo o veterinário Stelio Simões, a Flor foi estrategicamente separada da mãe, logo quando nasceu.
Duas vezes por dia, a Flor recebe amamentação. São dois litros de leite pela manhã e dois à tarde. A quantidade é padrão para uma bezerra de quinze dias. A medida que ela vai crescendo, a quantidade de leite vai aumentando.
Mas de acordo com o veterinário, a relação de instinto materno não vai durar muito tempo.
“A bezerra é muito bruta, dá muita cabeçada. E a gente tem medo de machucar. E também tem o outro lado, que a cadela está produzindo leite para seis filhotes. Se continuar, ela não vai ter alimentação para os seus filhotes”, afirma Stelio.
A cena inusitada ganhou repercussão nas redes sociais. Um vídeo publicado já foi visto quase meio milhão de vezes. E já ultrapassou onze mil compartilhamentos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *