Fim de férias para os pets também!

bf74e72fcd84c9654ef08add17a3c423

Muita gente voltando ao trabalho no início do ano e, consequentemente, seus pets, ficando por longos tempos longe deles e, muitas vezes sozinhos.
“Temos que pensar nos cães e gatos como crianças que ficam em casa. Os gatos são mais independentes, mas isso não significa que os cuidados são menores. É preciso limitar alguns acessos, passar produtos de limpeza e plantas para o alto e, se possível, distrair o animal com brinquedos e, inclusive, treiná-lo”, afirma o médico veterinário Mário Marcondes.
Além dos perigos físicos, cães e gatos, em diferentes graus, sofrem com a solidão. Para os cachorros, animais extremamente sociáveis, longos períodos de isolamento podem trazer tristeza e stress. Alguns gatos também enfrentam problemas devido à ausência dos proprietários. Comportamentos como se coçar ou se lamber até que a pele fique ferida e miar ou latir o dia todo podem indicar que seu animal não está muito saudável: a síndrome da ansiedade da separação está se tornando um transtorno cada vez mais comum entre os animais domésticos.
“Um estudo da pesquisadora americana Debra Horwitz mostra que 20% a 40% dos atendimentos veterinários feitos por especialistas em comportamento animal, hoje em dia, são decorrentes desse transtorno. Mas, se os sintomas forem percebidos no início, existem maneiras bem simples para ajudar o bicho a superar o problema”, afirma a especialista em comportamento animal Carolina Rocha.

“Algumas maneiras de ajudá-lo a vencer a ansiedade é sair para passear por 30 minutos com o cão, o que fará com que ele gaste energias e durma mais durante o período em que fica sozinho. Outra dica é espalhar muitos brinquedos na casa, assim ele não vai morder o sofá, mas os brinquedos”, diz a especialista. Também é possível treiná-lo: o dono se arruma, faz o ritual de saída, mas fica em casa. Isso quebra a ansiedade do animal e o ajuda a se acostumar. Outro método é fazer saídas rápidas e ir aumentando a duração do período fora de casa. Ao chegar, a dica é ignorar o animal até que ele se acalme. Com gatos, a estratégia é cansá-lo: basta brincar durante 20 minutos com ele para garantir que ele durma por períodos mais longos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *