Lília Sivieri Varanda

 

 

Lilia Varanda 2

Natural de Uberaba, Lília Sivieri Varanda foi funcionária pública da Caixa Econômica Federal de onde hoje é aposentada. Em muitas ações voluntárias de ajuda a animais abandonados ou vítimas de outras situações ruins, Lília está envolvida, porque é  uma protetora por natureza. Sempre teve cães e outros animais em casa. E ela sempre os considerou seres amorosos, companheiros, que é o que são realmente. Ela tempor lema, a famosa frase dita por Arthur Schopenhauer: “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”.

OFERECIMENTO:

LOGO PET

“Não acho graça ver um pássaro preso em uma gaiola, com asas cortadas. São privadas do seu básico direito à liberdade de voar”

Marcos Moreno -Você sempre gostou de animais ou algum fato te despertou para isto?
Lília Sivieri Varanda– Sempre gostei muito de todos animais. Na minha infância sempre tivemos em casa cães, gatos, macaco, galinha, porcos, patos, coelhos. Aprendemos desde cedo a cuidar e amar os animais. O que me despertou a tornar uma protetora independente foi uma manifestação em Uberaba contra maltrato de animais. Tive o prazer de conhecer a causa e varias pessoas que deram início também a proteção animal. Começamos juntos a nova caminhada de ajuda aos animais. Poderia citar algumas: Mariza Argente Masson ( que sempre foi protetora e super dedicada à causa, um exemplo, Maria de Fatima Afonso Vieira, Cassia Magaly Batista, Paulo Garcia, Ângela Rocha. Fiquei conhecendo também a Denise Max que já tinha a Ong e que sempre cuidou e amparou os animais. Formamos um grupo e por 02 anos cuidamos e encaminhamos vários cachorrinhos para adoção. Hoje atuo sozinha na medida do possível resgatando e ajudando na divulgação de animais que estão perdidos.

Marcos– Já teve algum especial ou todos são?
Lilia- Todos os animais são especiais dentro de sua personalidade e comportamento. É muito gratificante a amizade e a companhia deles. É amor incondicional. Todos são fofos e amigos.

Marcos– A escolha dos nomes sempre passa pela criatividade. Como foi no seu caso?
Lilia– Tenho 03cachorrinhas na minha casa. Duas peguei na rua em péssimas condições. Tenho a NINA – uma yorkshire que era de minha filha e acabou ficando comigo. Depois achei a PRINCESA …. uma poodle cega … o nome escolhi na hora pela sua carinha. E uma SRD que chama LURDINHA …nome foi escolhido porque encontramos no Bairro de Lourdes. Geralmente a escolha do nome é pela Rua ou Bairro em que foi achado o cãozinho.

Lilia Varanda

Marcos– Qual o limite que não deve ser ultrapassado? (para que não haja confusão entre bichos e gente?)
Lilia– Minha relação com os bichos é de total liberdade. São como membros da família. Eles nos oferecem conforto, alegria e amor. Eles entendem as palavras e comandos, é quando precisa de ter limite é fácil associar palavras para o animal aprender e conviver bem.

Marcos– Você acha que os pets entendem o que falamos ou só entendem comandos?
Lília- Os Pets entendem o que falamos e obedecem a comandos. Eles reagem às informações verbais e possuem capacidade de diferenciar palavras. São muito inteligentes e até percebem quando o seu dono esta triste ……..

Marcos– No universo de animais selvagens, qual o que mais te atrai?
Lília– Os Ursos e Elefantes são os animais selvagens que mais me atraem. Acho que o Urso porque dá ideia de fofo e parece com um cãozinho. E o elefante porque é o símbolo de boa sorte, sabedoria, amizade e determinação.
Marcos– Que espécie de animais você jamais teria como pet e por quê?
Lília- Jamais teria como animal de estimação as aves. Não acho graça ver um pássaro preso em uma gaiola, com asas cortadas. São privadas do seu básico direito à liberdade de voar.

Marcos- Você é contra certas culturas como touradas da Espanha ou as vaquejadas praticadas no nordeste brasileiro?
Lília- Sou totalmente contra as culturas como touradas da Espanha ou Vaquejadas praticadas no Nordeste. Para mim é uma cultura de maus tratos. São esportes e lucrativos negócios com exploração animal e sofrimento.

Marcos- Um filme com animal.
Lília– Gosto muito de um filme que mostra o amor incondicional e Lealdade do cão. “Sempre ao seu lado”… com Richard Gere. Já assisti várias vezes e sempre me comovo com o sentimento puro e leal de Hachiko.

Marcos– Uma mensagem aos humanos em relação aos animais.
Líllia– Pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais, todos tem Direito à existência, ser respeitado, viver livre no seu ambiente natural. Vamos na medida do possível ajudar os animais e acabar com todo tipo de escravidão e crueldade. Vamos cada um fazer um pouco. Se você tem um animal cuide bem e se não quer não maltrate. O que bem resume as palavras de M. Teresa de Calcuta: “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor .”

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *