Adriano dos Santos

 

10511296_573040469475097_2340454960124683716_n

É claro que a internet é uma ferramenta poderosa de informação, um avanço da Tecnologia de Informática sem retorno, naturalmente. E pensar que até bem pouco tempo atrás vivíamos sem ela. Como era possível? Bem, foi. E isto tudo será obsoleto daqui a bem pouco tempo. …e segue dama.
Mas também a internet pode criar mitos, além de provocar transtorno pelo seu mau uso. Entre os mitos que se criam na internet, há um grande número relacionado a animais. Pets ou não. Cães milagrosamente dóceis da noite para o dia. Animais selvagens vivendo como gente, etc.
Produtos e serviços para adestramentos não menos milagrosos surgem aos montes. Cirurgias em cordas vocais para o cão não latir, exageros em roupas e a famosa coleira eletrônica (educação pra inglês ver). As pessoas acabam ficando confusas ou acomodadas em relação aos cuidados com seus animais e até com as possibilidades de se ter um animal, etc.
Sobre a coleira eletrônica e essas outras questões fomos perguntar a um respeitado adestrador, Adriano dos Santos, quanto à eficiência dessas coisas.

 

“Os latidos dos cães são uma forma de se comunicarem e se expressarem com seus semelhantes e conosco”

 

Marcos Moreno– Qual é a eficiência, indicação e contra indicação para o uso da coleira eletrônica?
Adriano dos Santos– A coleira eletrônica é um instrumento como outro qualquer, que vem conquistando adeptos, pois é a evolução do treinamento com cães. Seria como uma guia tradicional, só que invisível e funciona como um cotrole remoto, para controlar e modelar comportamentos à distância ou sem tocar no cão. É contra indicado a todos (profissionais ou não) que não tem habilidades para manuseá-las. Assim como toda ferramenta de trabalho, se bem utilizada traz benefícios, mas o mau uso pode trazer traumas ou não ter o resultado esperado. O problema não é a ferramenta e sim, quem está por trás do manuseio da mesma. Há no mercado uma oferta de várias marcas e modelos, algumas de procedência e qualidade duvidosas. Vale a pena pesquisar antes de adquirir uma coleira eletrônica. Vai da consciência de cada um.

Marcos– O que você pensa sobre a cirurgia nas cordas vocais?
Adriano– Os latidos dos cães são uma forma de se comunicarem e se expressarem com seus semelhantes e conosco. Nós humanos, nos falamos (nome que deram à nossa vocalização) e os cães latem. Os latidos podem expressar ansiedade, excitação, medo, stress, tédio, desconforto, etc. Fazer uma cirurgia das cordas vocais (cordectomia) é uma mutilação desnecessária e covarde. Se não quer latidos, eduque-os ou não os tenha. Os pets devem ser uma companhia e não um problema.

 

IMG_8313

Marcos– O que é mais forte, a maneira de se criar ou a genética de um cão, como o rottweiler, por exemplo?
Adriano– A criação é importante, mas antes dela o cãozinho já veio com sua bagagem genética (que é imutável). Então temos que nos preocupar com o seu temperamento (personalidade), que é adquirido geneticamente. A educação será apenas para melhorar ou não a sua índole. Portanto não é a raça e nem como se cria, mas o indivíduo.

Marcos– Cães da mesma raça podem ter temperamentos diferentes?
Adriano– Sim e deve. Porque se não houvesse as diferenças, não teria harmonia em grupos, bandos ou matilhas. É através das diferenças de temperamento entre indivíduos, que se tem a colaboração, os conflitos e apaziguamentos.

Marcos– Um Pitt Bull pode ser um cão de apartamento?
Adriano– Todos os cães podem viver em apartamentos (espaços pequenos). O que não pode (isso vale para todos os cães, independente de raças, tamanhos, idades e sexo) é negligenciarmos as necessidades básicas dos nossos pets, como água, comida, conforto (proteção contra frio, calor, parasitas e ectoparasitas) exercícios diários físicos e mentais. Leve-o para cheirar o mundo lá fora, ele será feliz, equilibrado e agradecido. “Cão cansado, cão feliz”.

Marcos– Quanto à alimentação, devemos procurar habituar cães e gatos a comer verduras?
Adriano– Os cães evoluíram vivendo com os humanos, portanto, já são considerados onívoros. Se o cão gostar, sem problemas em conhecer novos sabores. O que não podemos é oferecer tais alimentos, como frutas, verduras e outros para impor nossos valores, étnico ou moral, mudando a sua natureza que é carnívoro em sua essência.

Marcos– Por que os cães estão vivendo mais tempo?
Adriano– As pessoas estão mudando seus conceitos em ter um animal de estimação. Antes o cão era apenas um guardião (proteger quintais, depósitos, fábricas, etc) ou um bibelô para mostrar status. Hoje são membros da família e com isso as pessoas passaram a preocupar-se com a saúde de seus cães, dando-lhes melhores rações e levando-os ao veterinário regularmente. EducaCão!

Uma Resposta

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *