Meu pet vai viajar de avião!

65f64070533a87e2ba61e51936b0806d

por: Cecília Schroden
Jornalista, Cecília Schroden,  já foi entrevistada pelo blog. Hoje ela assina essa matéria que vai responder as dúvidas de muita gente.
Sim, hoje o seu animal de estimação pode viajar com você de avião. E está cada vez mais frequente, visto que as companhias aéreas começaram a perceber essa demanda e foram fazendo as devidas adaptações para acolher esses bichinhos tão amados.
Mas para que isso ocorra da forma mais tranquila e segura possível, tanto para o pet quanto para você, é absolutamente preciso seguir todas as regras que cada cia aérea impõe, além de ter em mãos todos os documentos necessários.
À primeira vista pode parecer um calvário burocrático sem fim, mas você pode ir de etapa em etapa porque, certamente, estará seguindo todos os tramites com bastante antecedência. Aliás, esse processo implica em tempo e dinheiro. A dica é não deixar nada para última hora. Jamais!
Afinal, você estará planejando as suas férias com seu melhor amigo!
Atualmente as cias aéreas brasileiras, Gol, Latam e Azul, por exemplo, aceitam animais de estimação em voos nacionais e internacionais. A Gol aceita cães e gatos de pequeno porte na cabine em todos os destinos nacionais e internacionais. A idade mínima é de 4 meses e com peso máximo de 10 quilos, incluindo a caixa de transporte. E além da cabine é possível também fazer o transporte do pet no compartimento de cargas.
O primeiro passo é definir o destino da viagem. Depois disso, é muito útil ligar na central de atendimento da companhia aérea de sua preferência para saber dos regulamentos ou normas. Esse é o primeiro passo.
Como eu sou metódica por natureza, anotaria Tim-Tim por Tim-Tim todas as informações e cada vírgula. Apesar de todos os avanços nessa questão, ainda estamos lidando com uma situação que exige de nós muita precaução.
E nessa altura do campeonato seu amado peludo já terá à disposição um veterinário (a) bacana e capacitado (a) para cuidar do cartão de vacina. Nele deve constar todas as vacinas exigidas pela cia aérea e pelo local de destino.
Não aceite, em hipótese alguma, lidar com improvisos.
O meu amigo é um belo Labrador! Eu tenho um Husky Siberiano! Meu pet é um vira lata que pesa mais de 20 quilos! O que fazer? Não se preocupe. Como essas raças ultrapassam com folga as conformações para viagens ao lado do dono, poderão ser alojados no porão dianteiro do avião que possui a mesma pressurização e temperatura da cabine dos passageiros.
Nada muito desesperador, né! É só um outro ambiente, mas o mesmo avião!

Por isso, eu volto a frisar que é muito importante conversar com a cia aérea. Solicite todas as informações como tarifas e taxas, tipo de Kennel ou caixa de transporte, documentos exigidos para voos domésticos e para voos internacionais.
Antes do voo, é importante ir acostumando seu pet com a caixa de transporte. Por favor, não deixe para colocar o bichinho no Kennel apenas no dia da viagem. Opte por modelos mais confortáveis, com espaço suficiente para o animal entrar, deitar e dar uma voltinha completa ou um 360 graus sem estresse. Incentive a brincar dentro da caixa com os mimos que ele já está acostumado. Isso deve ser feito diariamente até o dia da viagem.
Você, melhor do que ninguém, conhece o seu pet e sabe lidar com as demandas.
Seu bichinho deve estar saudável para o voo, independente da distância. Então leve-o ao veterinário e peça um check up geral. Isso garantirá a bem-estar dele e a sua tranquilidade. E é bom lembrar que as cias aéreas irão pedir um atestado de saúde.
Chegue com bastante antecedência no aeroporto. E coloque algumas coisinhas na caixa de transporte para ir distraindo o seu amiguinho. Faça tudo com tranquilidade para não causar qualquer tipo de ansiedade nele e nem em você.
Tenho certeza que você terá umas férias deliciosas ao lado do seu melhor amigo!

Boa viagem!!!!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *