Maurício Araújo Farias

Pedagogo Empresarial, repórter  fotográfico e artesão, Maurício é um cara super comunicativo, competente  e realmente muito talentoso, tanto no trabalho de fotografia quanto no artesanato. No artesanato cria peças inusitadas, com bolinhas de gude e outros materiais, por exemplo.  Muito interessante mesmo. Gosta dos seus cachorros e arrisca a fazer uma “previsão” de que chegará o dia em que o ser humano se alimentará de ração. Enfim, o que sabemos no momento é que tudo está em transformação sempre, mas parece que a coisa está mais rápida do que nunca. Maurício afirma um pensamento que resume o sentido da vida: Respeito!

FRED (2)

Marcos Moreno–  Sempre começo com a mesma pergunta: algum fato te despertou para o amor aos animais ou foi sempre assim?
Maurício Araújo Farias– Esse carinho e dedicação aos animais vem de criança, pois aprendi a andar segurando em uma cachorra!

Marcos–  Que pet ou pets você tem?
Maurício–  Cães: Um macho, conhecido como Fred, que na verdade chama Alfredo – e a fêmea Rebeca
OBS: Ambos adotados na rua

Marcos- Alguma história de seus animais te marcou mais?
Maurício–  Essa de ter aprendido a andar apoiando em uma cachorra e a Rebeca que foi retirada do lixo. Encaminhada para HVU e recuperada. Mas a pouco tempo deve que retirar um dos rins e foi uma peleja para recupera-la novamente!

Marcos– Você acha que o estímulo humano ajuda o animal a desenvolver a inteligência ou isto é nato?
Maurício– Os seres tendem a evoluir com o passar do tempo. Com dedicação e respeito dos humanos isso acontece também com os animais!

Marcos– Você pensa que podem existir mais políticas públicas de proteção a animais? O que, por exemplo?
Maurício– Tudo se resume na frase: Respeito a vida. E o respeito os animais é uma característica de pessoas evoluídas!

Marcos– O número de pessoas adeptas à culinária vegana tem crescido bastante. Você acha que é uma evolução do ser humano?
Maurício– Foi-se o tempo em que o alimento era o resultado da caça e a caça por alimentos era necessária,  “salvo algumas exceções”. Muitos já estão procurando outras formas de alimento mais saudável e menos agressivas. Logo a ração deverá ser o alimento do homem moderno.

Marcos– Acredita que emoção pode ser um sentimento existente em animais?
Maurício– Os animais tem sentimentos; isso nos aproxima e nos proporcionam carinho e respeito.

Marcos– Você é artista plástico, fotógrafo, enfim, dono de uma sensibilidade especial dos artistas. Acha que todo artista é sensível também em relação aos animais?
Maurício– O artista tem que ser sensível para viver e captar momentos para o seu dia-a-dia. Jamais poderemos perder essa sensibilidade, isso é uma característica fundamental para o nosso trabalho. Quando isso acontecer… Temo pela arte, cultura e a nossa sobrevivência!

Marcos– Ainda sobre sensibilidade, acredita existir animais tristes e/ou alegres por sua própria natureza?
Maurício– A vida é repleta de sentimentos.

Marcos– Pode deixar uma mensagem para os humanos em relação aos animais?
Maurício– A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem- Arthur Schopenhauer

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *