Ana Helena Diniz de Albuquerque Moura

e34fbae6-ded2-4806-ba99-985a18e4db3f

Ana Helena tem uma especialidade que eu diria ser incomum pelo menos pela ótica geral: tratamento com Ozonioterapia e Alimentação Natural de cães . Porém, cada vez mais necessária. Natural do estado de São Paulo, Ana Helena formou-se em Veterinária aqui, e por aqui ficou, exercendo a profissão em sua clínica, inicialmente desenvolvendo o trabalho com ozônio em gado. A partir de uma experiência pessoal com sua cadelinha, começou a desenvolver essa técnica de tratamento em animais de pequeno porte. Divide hoje seu tempo nas áreas de tratamento com Ozonioterapia e Alimentação Natural de cães. É casada e tem 4 filhas de 4 patas.

 

“A comida de um cão selvagem é o alimento natural, eles caçam para sobreviver…”

 

Marcos Moreno– Você é nutricionista de cães? Essa é uma área muito específica. Foi uma opção de especialização baseada em que?
Ana Helena Diniz– Sou nutrologa e nutricionista de cães ,especializei nessas áreas devido a sérias complicações de saúde com a minha cachorra que em um momento da vida esteve com o organismo em péssimo estado devido à ingestão de tantos medicamentos. O sofrimento era muito grande, muitos efeitos colaterais , imunidade baixa, então decidi parar com tudo e buscar uma vida com menos toxicidade e efeito colateral para o organismo, foi quando me apaixonei pelo tratamento com ozônio e um pouco depois com a alimentação natural.
Então hoje os medicamentos na minha casa são em primeiro lugar a ALIMENTAÇÃO, acredito que alimentando os animais naturalmente (comida) e suplementando adequadamente , consigo controlar a imunidade e assim combater qualquer tipo de doença.

Marcos– Desde quando você iniciou sua faculdade, o objetivo foi trabalhar com animais de pequeno porte?
Ana Helena– Não, sou apaixonada por Bovinos, atendo bovinos até hoje com o tratamento com ozônio. Depois de formada , tive a grande oportunidade dos pequenos entrarem na minha vida e assim sigo entre bovinos e cães. Sou apaixonada em bichos em primeiro lugar.

Marcos– O que é Ozonioterapira?
Ana Helena– Ozônio e um gás com odor característico, composto por 90% de oxigênio, utilizado como agente terapêutico, com varias formas de aplicação.
Utilizado para tratamento pelo seu poder antioxidante e potente regulador de imunidade, a concentração a ser utilizada depende da patologia do animal.
Entre as mais tratadas : Ortopedia, dores crônicas (artrite e artrose) cicatrização de feridas, etc.

Marcos– Quando se começou a usar ração para cães, parece que foi um grande avanço. Especialmente pela prática. Isso não significa que o cão está bem nutrido?
Ana Helena– Sim, o cão que se alimenta de ração está bem nutrido , mas devemos sempre lembrar que para uma ração durar 1 ano, que é o prazo de validade, contem vários tipos de conservantes, mesmo as rações com conservantes naturais, é um alimento industrializado. Alguns conservantes presentes na ração são bastante prejudiciais a saúde dos cães.

Marcos– Pela quantidade de alimentos naturais que estamos vendo surgir no mercado, parece que esse tipo de alimentação voltou com força total. É isto mesmo?                                                                                                                                                                                      Ana Helena– A comida de um cão selvagem é o alimento natural, eles caçam para sobreviver, se alimentam de carne, frutas e alguns matinhos , mas basicamente CARNE. Hoje está mais em alta a alimentação natural pelo simples fato da não ingestão de alimentos industrializados. Já existe muitos artigos publicados mostrando a porcentagem altíssima de câncer em cães que se alimentam de ração. Os humanos estão procurando por mais saúde e querem também que os seus amigos de 4 patas tenham mais saúde, e para isso existe a alimentação natural balanceada e suplementada por um nutricionista de cães.

Marcos– Como avaliar o estado geral de um cachorro se ele não pode falar o que sente?
Ana Helena– Avaliamos um cachorro com o histórico dos proprietários em seguida solicitamos inúmeros exames, sangue, fezes, urina , ultrassonografia, raio x, hoje esta cada vez mais pratico diagnosticar uma doença em um cão.

Marcos– Baseada em que você elabora uma dieta para um cachorro?
Ana Helena- Indispensável os exames de sangue, fezes, urina , histórico do animal e se necessário outros exames complementares, só assim conseguimos montar uma dieta adequada para um cão.

Marcos- Claro que a procura por uma dieta assim para um cão é feita por pessoas de classe A. Há uma possibilidade disto se popularizar?
Ana Helena– Todas as pessoas podem alimentar o seu cãozinho com COMIDA DE VERDADE, as dietas são elaboradas de acordo com a necessidade do animal, procure sempre utilizar legumes de verdade da época e pesquisar os valores de carnes, é possível utilizar uma carne barata com qualidade, para isso é necessários vários cálculos, adequando a porcentagem de proteína na dieta.
Marcos– Antigamente as pessoas gordas eram padrões de beleza. Com os animais foi ou ainda é assim?
Ana Helena– Ainda é assim, gordura não é sinal de saúde. A obesidade é um mal do século hoje em dia, são tantas complicações que o excesso de gordura causa na vida de um cão. Adequar a alimentação dos cães não é complicado e ajuda muito na longevidade e no nosso bolso, um cão saudável não adoece.

422301a4-01be-4b34-aff9-4509a2817b33

Marcos– A correria da vida moderna não é um empecilho para esse tipo de cuidado com um pet?
Ana Helena- De forma alguma, é necessário se organizar e pouco mais de tempo para fazer a alimentação natural. Hoje eu dou a consultoria em casa para o preparo dos cardápios, dou dicas de todos os detalhes, desde como cortar até o congelamento, a melhor forma de oferecer a comida e o suplemento, isso ajudou muito as famílias que amam a alimentação natural.

Marcos– Ao contrário do comum, quando todos os experimentos começaram com animais antes de serem usados em humanos, esse caso foi o contrário?
Ana Helena– Não teve experimento em cães com a alimentação natural.

Marcos– Você tem cães?
Ana Helena– Tenho 4 cães, 1 gato, 2 calopsitas

Marcos– Para encerrar sempre peço para o entrevistado (a) deixar uma mensagem. O que você diria para um tutor que pensa que seu animal tem que ser gordinho?
Ana Helena– Deixe o alimento do seu pet ser o seu remédio , e o remédio do seu pet ser o seu alimento.
Em primeiro lugar mostro alguns exemplos de cães obesos, o antes e depois, e todas as complicações do excesso de peso. Diria para ele observar o seu animal no dia a dia, tem certas dificuldades, como dificuldade subir escadas, levantar, animal que dorme muito, não brinca…

4d e respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *