Frederico Lopes Cançado

Admirador de cães

IMG_20170104_185828348
Ele é um jovem engenheiro agrônomo que cresceu envolvido pela cultura de fazendeiro da região, o que é bem marcante em Uberaba, capital da agropecuária. Entre a cidade e a fazenda, na lida com bois, cavalos e animais menores, foi descobrindo outras características nos cães, além do talento para pastoreio e outras habilidades próprias para o meio rural. Também deixou rolar sua incrível habilidade com plantas e acabou se tornando um paisagista e um criador de cães. São duas profissões extremamente prazerosas, mas que exigem uma dedicação prá lá de especial, porque desse cuidado dependem vidas.

 
“…qualquer cão mesmo sem raça pode dar o maior carinho e fazer ótima companhia, basta receber atenção.”

 
Marcos Moreno– Você cresceu em contato com a agropecuária. Hoje você tem algumas raças de cães e dedica uma parte do seu tempo no cuidado com eles. Você é um criador de raças caninas?
Frederico Cançado Lopes– Me considero um admirador de cachorros que escolheu criar algumas raças em especial.

Marcos– Porque se interessou pela atividade?
Frederico– Escolhi raças com características diferentes, mas com a docilidade em comum. Existem varias raças que eu gostaria de ter, mas escolhi as mais apropriadas pra mim.

Marcos Eu sempre penso que existem “cachorros de moda”. Há raças mais procuradas em determinadas épocas?
Frederico– Acredito que sim. Algumas se destacam e se valorizam com a procura da moda, porém grandes canis que criam com qualidade e sempre se destacam e conseguem seu valor independente da moda.
be487b74-a4a0-46f8-9f0c-99ba6d74b3e1
Marcos- Para se tornar um criador de raças deve ser preciso muita pesquisa. Existem cursos específicos para formar um criador?
Frederico– Existem alguns cursos para adestramentos e normalmente existem associações e principalmente o kennel club (em tradução livre “clube de canis”), ou kennel clube, é uma organização para assuntos caninos que se preocupa com a criação, registro, exposição e promoção de mais de uma raça de cão.
Marcos– A maior procura hoje é por cães para trabalho ou para companhia?
Frederico- Acredito que os dois perfis tem seu lugar e mesmo a associação das duas características, afinal qualquer cão mesmo sem raça pode dar o maior carinho e fazer ótima companhia, basta receber atenção.

Marcos– A raça Border Collie é realmente mais inteligente?
Frederico– Os borders são sim considerados os mais inteligentes e eu posso te dizer que das 3 raças que eu crio o border é o mais fácil de comandar, cada um com uma inteligência distinta. Mas um border pode dar muito trabalho se não gastar energia por exemplo. Mesmo com sua obediência e principalmente por causa de sua inteligência.

 

Marcos– Instinto ou criação? O que influencia mais o comportamento de um cão?
Frederico– Ambas as partes com certeza! Características comportamentais são transferíveis geneticamente mas o ambiente tem total influencia na minha opinião.

Marcos- Existem muitos Kennels Clubes no Brasil?
Frederico– Existe a Confederação Brasileira de Cinofilia (estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes raças caninas) (CBKC) é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro. E existem hoje mais de 80 clubes afiliados à CBKC, que são os “kennels” espalhados por outras cidades.

Marcos– Como funciona a questão da documentação de um cão? Há documentos com pedigree, etc?
Frederico– Existem vários kennels que auxiliam o trabalho da confederação. Todos com a intenção de se aprimorar as raças.

Marcos– Comprar ou não comprar, eis a questão!
Frederico– Não julgo quem vende nem quem doa. Julgo apenas quem não cuida. Independente se você vende ou não é preciso de muita dedicação. Já vi varias casos de canis que vendiam filhotes caros mas foram pegos maltratando matrizes e até filhotes. Infelizmente isso não controlam. Visam mais o controle racial.

Marcos– Você pode deixar uma mensagem para os seguidores do blog a respeito dos cães?
Frederico- Minha mensagem é que independente da raça e até mesmo se é um animal puro de raça ou não, um cão vai sempre dar amor se ele receber amor.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *