Uma Lessie pra chamar de mãe!

listing_big2875_11714700541321014513
Família inusitada foi observada no início desta semana pelo capataz Luís Alexandre Abreu Alves, de 42 anos. Veterinário explica que cães e gatos adotam outras espécies e podem até produzir leite, se houver estímulo.
Quatro cordeiros abandonados pelas mães foram adotados por uma cadela em uma fazenda de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A família inusitada foi observada no início desta semana pelo capataz Luís Alexandre Abreu Alves, de 42 anos, que se surpreendeu e gravou vídeos da relação entre os animais.
“Nunca tinha visto isso”, conta o capataz. “Até gravei em vídeo porque me chamou a atenção.”
Alves explica que os animais foram abandonados por que nasceram gêmeos, o que é comum entre ovinos, e os mais fracos costumam ser deixados para trás. “Eu recolho e acabo ficando com eles”, conta o funcionário da propriedade.
Mesmo com apenas nove meses de idade, a cadela Lassie, da raça collie, já é acostumada a conviver com ovinos, pois trabalha junto com o capataz na condução de ovelhas e carneiros no campo. Ao ver os cordeiros órfãos, prontamente se aproximou.
“Comecei dar leite, ela começou a se chegar, foi lambendo eles, foi deitando com eles. Um deles começou a procurar ela para mamar, e assim começou”, conta Alves.
Os cordeiros procuram Lassie e fazem movimento de mamar, mesmo sendo alimentados pelo leite de vaca servido pelo capataz.
“É um instinto que cães e gatos vêm demonstrando cada vez mais, principalmente cadelas, que adotam essa outra espécie, e acabam, muitas vezes, até produzindo leite, se há estímulo das outras mamadas”, afirma o veterinário João Pereira Júnior, diretor do Sindicato Médico Veterinário do Rio Grande do Sul.
O profissional pondera, no entanto, que esta alimentação não seria adequada. Ainda que o ideal seja o leite ovino, também é possível usar o bovino, como faz Alves.
Pereira Júnior explica que o nascimento de gêmeos entre ovinos já é comum, e torna-se ainda mais frequente devido a técnicas usadas por produtores rurais. Em relação ao abandono dos cordeiros pelas mães, o veterinário também considera normal.
“Muitas vezes os cordeiros não nascem com peso adequado, se não mamam nas primeiras horas o colostro [leite produzido nos primeiros dias de amamentação], eles ficam mais fracos e ficam pra trás”, comenta.
“Um fica mais esperto e forte, mama o colostro, fica mais forte e a mãe muitas vezes abandona por isso, por sentir que o outro vai morrer, e acaba deixando, para proteger o mais forte”, acrescenta. Sorte dos que encontrarem uma Lassie para chamar de mãe.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *