A “responsa” dos eleitos

Entre os candidatos eleitos em 2020 para compor o Poder legislativo de Uberaba-MG, foram eleitas duas mulheres e um homem apoiados em uma plataforma de trabalho em defesa dos animais. Uma das mulheres, Denise Max, foi reeleita para ocupar o cargo. No caso dela, temos então como avaliar o trabalho de quem já esteve lá, mas os outros dois ainda são desconhecidos no trabalho com leis e administração pública. O papel dos simpatizantes da causa animal- que sabemos ser uma questão importantíssima- é fiscalizar o que farão investidos desse poder que os eleitores lhes deram pelo voto. Fomos às urnas para elegê-los. Agora é a hora da cobrança. Sabemos que uma coisa é gostar de animais, outra é legislar pela causa. O trabalho deve ser difícil e o eleitor sabe cobrar. E não adianta só reclamar sem conhecimento. Tem que ter argumentação. Elaboramos 3 perguntas diferentes para cada um dos vereadores eleitos e aqui estão suas respostas. O espaço dado foi o mesmo. Cada um ocupou como entendeu que seria melhor.

Denise Stéfani Max- Denise da SUPRA


Marcos Moreno– Muito antes de ser vereadora em Uberaba, você já trabalhava pela causa. É muito diferente estar lá dentro da Câmara?
Denise Max– Sim, trabalho pela causa animal há mais de 26 anos, e posso dizer que fui a pioneira em defender os direitos dos animais em Uberaba. Trabalho que comecei sem nenhuma pretensão política, visando apenas o bem estar dos animais. Acredito que a diferença entre defender os direitos dos animais dentro da câmara municipal esteja na amplitude das ações que podem atingir a todos os animais do município e não apenas um pequeno grupo.

Marcos Moreno– Como vereadora o que você considera ser suas principais conquistas para o segmento?
Denise Max– Foram muitas conquistas, entre elas inúmeras leis:
Lei proibindo o uso de chicote em cavalos.; Lei da microchipagem de cães e gatos; Lei que permite o trânsito de cães e gatos em locais públicos como os shoppings; Lei do cão e gato comunitário que permite que animais em situação de rua sejam alimentados e cuidados em vias públicas do município; Lei proibindo a circulação de carroças na área central da cidade.
A criação da Superintendência do Bem Estar Animal que de 2015 até agora apurou mais de 1800 casos de maus tratos, conseguiu parcerias com o ministério público e o HVU para atendimento de animais mau tratados e castração, entre várias outras atividades, sendo que, neste ano de 2020 concorremos ao concurso nacional cidade amiga dos amigos por sermos uma das poucas cidades do país que possui uma Superintendência de proteção animal. Consegui a adequação do CCZ, além de inúmeras melhorias como área de recreação para os animais. E mais, construção da UBS pet, centro de castração, baias para animais de grande porte recolhidos, área apropriada para ressocialização de animais agressivos resgatados e farmacinha pet. Consegui realizar meu grande sonho que era a construção do PARCAO para a recreação e socialização de todos os cães da cidade. Consegui fazer com a prefeitura assinasse um termo com o ministério público visando ampliar o controle populacional de cães e gatos através de castrações. Consegui emenda parlamentar estadual para que o município adquirisse um castramóvel.
Lembrando que o primeiro castramóvel adquiri com recursos próprios em 2014 (fiz um empréstimo de 18 mil na época). Com a ajuda do ministério público consegui mais de 8 mil castrações, sendo que em 2014 só no Residencial Rio de Janeiro fizemos 1 mutirão onde foram castrados 600 animais. E o mais importante, consegui fazer com que os direitos dos animais começassem a ser respeitados no município, prova disso é que após a Lei Sansão recebemos inúmeras ligações de cidadãos preocupados em não cometerem maus tratos.

Marcos Moreno-Você acha que Uberaba tem evoluído na questão da causa animal?
Denise Max- Com certeza Uberaba tem evoluído sim, comparada a outras cidades mineiras. Desde que tomei posse em 2013, Uberaba tem feito pelos animais o que poucas fazem, somos referência na proteção e defesa dos animais.

Alessandra Amaro Dias Piagem- Abrigo dos Anjos


Marcos Moreno -Você já esteve nos bancos da Câmara Municipal de Uberaba, acompanhando questões ligadas à causa animal?
Alessandra Piagem- Sim, já estive. Notadamente quando houve a polêmica da castração química, contra a qual propomos ação judicial. Além disso, participei de sessões plenárias com pessoas ligadas à causa (protetores), onde exigimos que não realizassem esse procedimento nocivo aos animais.

Marcos Moreno-Fora a castração, você tem algum plano para melhorar a qualidade de vida dos cães de rua?
Alessandra Piagem- Com certeza. Temos vários planos para os animais, como um todo, não apenas os cães de rua. Temos planos de conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção responsável por exemplo, bem como a castração de seus Animais. Além disso, temos planos para agir contra os maus tratos mais energicamente. Contudo, acreditamos fielmente que só a castração em massa de cães e gatos de rua poderá amenizar a situação de caos em que nos encontramos. Isso resolverá o problema de proliferação desenfreada dos mesmos, do abandono e até mesmo dos maus tratos. É um longo caminho até conseguirmos extinguir o problema de vez, sendo exemplo. Tenho certeza que tais planos melhorarão e muito a vida e bem estar dos animais. Pensando nisso construímos uma clínica (ambulatório pet) dentro da ONG Abrigo dos Anjos, onde vamos poder realizar várias castrações de animais errantes e dos pertencentes as pessoas de baixa renda. Além disso, poderemos atender os animais doentes ou atropelados que precisem de socorro imediato.

Marcos Moreno-Você conhece algum trabalho com ótimo resultado em outra cidade?
Alessandra Piagem- Sim, conheço. É um trabalho desenvolvido para ajudar Cães e gatos Abandonados. Nesse projeto eles ganham novos abrigos em penitenciárias do Vale do Paraíba. A ideia inédita no Estado, coloca reeducandos do regime semi aberto para cuidar dos animais e da higiene do canil e gatil antes dos animais serem colocados para adoção.
O projeto é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária, 1° Primeira Vara de Execuções Criminais da Comarca de Taubaté, Conselho da Comunidade e Prefeitura de Taubaté.

Caio Bernardo Fonseca De Godoi


Marcos Moreno– A pergunta é básica: há quanto tempo você milita pela causa animal?
Caio Godoi- Estou na causa desde muito jovem, mas comecei a ajudar efetivamente com rifas, doações, vaquinhas e resgates, desde 2016.

Marcos Moreno-O que você acha que pode conseguir para uma melhora rápida na vida dos animais de rua?
Caio Godoi– Precisamos de inúmeras ações por parte do poder público. Acredito que o atendimento, com veterinários, nas Upas, seria essencial, neste começo. Não podemos esquecer que as castrações massivas também devem ser efetuadas, logo no início da nova gestão e que essa responsabilidade é da prefeitura, cabendo aos vereadores, fiscalizar.

Marcos Moreno-Qual é sua experiência em Gestão Pública?
Caio Godoi- Sou formado em Direito e atualmente faço alguns cursos para me especializar sobre o tema. Trabalhei no Tribunal Eleitoral de Uberaba, sendo essa a minha primeira experiência em um órgão público.

2d e respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *