As espécies e o clima


Em 2007, o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudança Climática, alertou que até 30% das espécies do planeta enfrentam um risco crescente de desaparecerem se a temperatura global aumentar em 2ºC. Inúmeras pesquisas realizadas pela Rede WWF apontam que poucos estarão imunes aos efeitos do aquecimento global, que, futuramente, poderá ser considerado a principal causa da extinção de espécies no século XXI. A situação se agrava nas espécies que já são fortemente pressionadas pela ação humana, como pingüins, onças-pintadas, jequitibá, imbuia, entre tantas outras.

Historinha
Nós, do Moreno Pet Blog, vivemos em Uberaba-MG/Brasil, portanto nesse planeta que está sofrendo com as mudanças climáticas que não “vão acontecer”. Já está acontecendo e é tão óbvio e impactante no dia-a-dia de uma cidade do interior do Brasil. Estamos no momento, falo pelas pessoas envolvidas com a causa animal, apavorados pela “onda” de firo que cobriu a nossa região. Quase o país inteiro. Por aqui não estamos acostumados com isso. O nosso inverno acontecei no início de maio. Aqui temos a maior exposição de gado Zebu do mundo, claro que hoje com características bem diferentes por causa da pandemia. Esse evento acontece no início de maio e sempre foi uma referência de uma época de frio intenso. Os guarda-roupas das mulheres eram planejados especialmente para as festas da ocasião. Casacos e jaquetas eram comprados com antecedência para serem estreados em algumas dessas festas. Assim era. Portanto não nos preparamos para quedas bruscas de temperatura no final do mês de julho. Pelo menos nas três últimas décadas. Então esse frio que a gente imagina desproporcional pelas circunstâncias desmente o “aquecimento global”? Nana, nina não. Confirma. Ontem vi pela televisão uma nuvem gigante de poeira cobrindo uma cidade inteira na China. São os fenômenos extremos cada vez mais presentes. Não temos mais como deter, destruímos a um ponto irreversível. Então temos que nos adaptar.

“Naquele tempo…”
Voltando à época que por aqui fazia um frio danado no parque Fernando Costa, onde acontece a exposição de gado Zebu, especialmente porque fica em um lugar alto e poucas edificações existiam que quebrassem correntes de ar frio, todo o resto, além do tempo, era muito diferente. Naturalmente. A população bem menor e o estilo de vida de acordo com aquele tempo. Cachorro por exemplo, não recebia tanto cuidado, em compensação, também não havia uma população gigante de animais abandonados.

O que podemos fazer?
O blog é pela causa animal e a grande preocupação dessa região de origem do blog é exatamente com “essa” consequência do aquecimento global que provoca esses extremos. Temos hoje uma população de animais de rua muito grande que vai extar totalmente exposta a essa temperatura baixa. O calor, quando vier, deve ser desastroso também. Então precisamos prestar mais atenção aos animais domésticos também. As temperaturas mais acentuadas fazem muito mal a eles. Então não basta apenas deixá-los lá fora. Se puder, acolha um animal de rua, coloque na sua garagem, arrume pelo menos um pedaço de papelão pra ficar entre ele e o chão frio. Pense que você está em uma cama quentinha e sentir frio é muito ruim. Esse é o apelo do Moreno Pet Blog. Vamos penar neles especialmente nesses dias de muito frio.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *