Empresária investe em centro de educação para cães


Mercado pet está em ascensão no Brasil, que já ocupa a 3ª posição no ranking mundial em faturamento; segundo IBGE, os cães estão presentes em 33,8 milhões de domicílios brasileiros.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores mercados de pets no mundo. Com faturamento de R$ 40 bilhões em 2020, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país é um ambiente propício para negócios nas áreas de alimentos, produtos e serviços especializados para animais domésticos. E, nesse mercado brasileiro, os cães são os mais numerosos. De acordo com a pesquisa mais recente do IBGE, eles estão presentes em 33,8 milhões de domicílios no país.

Em Belo Horizonte, o Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado com o objetivo de atender esses pets, com aplicação de técnicas comportamentais e atividades físicas, além de auxiliar tutores sobre como ter um cão equilibrado.

Com o olhar atento ao crescimento desse mercado, e diante de dificuldades que enfrentou com os próprios cães, Luisa Pires começou, há 20 anos, a empreender no atendimento comportamental de cachorros e, há 10 anos, criou o Aufabeto. “Enfrentei muitos desafios na criação dos meus cachorros. E fui atrás de orientação para entender o que era preciso fazer para que eles se sentissem mais confortáveis, sem perderem suas necessidades naturais”, diz.

Tendo trabalhado com profissionais como Raquel Hama, proprietária da Dog Resort — responsável por ter criado o sistema de daycare no Brasil —, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), Luisa colocou em prática, no Aufabeto, o sonho de ter um lugar onde tutores e pets se sintam seguros e que se desenvolvam. “Nós,humanos, criamos os comandos para moldar os animais e conseguir o que desejamos deles. Ok! Mas isso não faz um cão equilibrado. Um cão obediente é diferente de um cão equilibrado. Você pode ter um cão perfeito em adestramento e ele pode ser agressivo, medroso, ansioso ou tímido. Para ter um cão equilibrado é necessário entender também o que o cão quer e precisa de você como líder, além de satisfazer as necessidades dele como cão”, afirma Luisa.

Segundo ela, um diferencial do Aufabeto é trabalhar o comportamento instintivo dos cães. As técnicas são aplicadas para que cão e tutor entendam o papel de cada um na relação. Além disso, a especialista não recomenda nenhum tipo de castigo físico e também não acredita que somente o uso de técnicas de adestramento simples, como ensinar comandos de “sentar e ficar”, seja suficiente para o desenvolvimento dos pets. “O cão precisa interagir com os outros cães e desenvolver habilidades motoras. Quando ele fica sem isso, pode se tornar agressivo e bagunceiro”, explica. Assim, temos um pet feliz que gastou toda energia no dia e donos satisfeitos”, detalha Luisa. Os tutores podem acompanhar as atividades de seus cães por um aplicativo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *