Venda de cães e gatos será proibida nos EUA e na França


A venda de cães e gatos já vem sendo barrada em várias cidades e, agora, Dallas, localizada no Texas (EUA) também entrou no rol. Nesta semana, a “Dallas Humane Pet Store Ordinance”, proposta realizada em janeiro de 2021, foi, finalmente, aprovada pelo Comitê do Conselho da Cidade de Dallas. A ideia do projeto é vetar a venda de cachorros e felinos nas lojas locais e incentivar os resgates e adoção de pets.
A lei entrará em vigor no mês de novembro deste ano. A iniciativa promete reduzir a quantidade de animais abandonados, promover o bem-estar e prevenir doenças causadas pela falta de cuidado com os peludos. De acordo com um comunicado de Karen Froehlich, presidente de um centro de cuidado animal do estado, apenas em Dallas há mais de 1 mil bichos vivendo em abrigos, na espera de uma nova família.
A iniciativa é uma nova chance de mudar o atual cenário da cidade e do estado do Texas. Além disso, acaba promovendo a proteção animal em um cenário amplo, o que pode encorajar outras cidades a fazerem o mesmo.


Venda de cães e gatos será proibida nos pet shops da França
França proíbe a venda de cachorros e gatos em pet shops e cria política de proteção mais rígida para animais silvestres
No mês de novembro o parlamento francês adotou o projeto de lei contra o crime de maus-tratos aos animais, proibindo a venda de cachorros e gatos nos pet shops e a presença de animais selvagens em circos e aquários. Segundo Julien Denormandie, ministro francês da agricultura, os animais não são nem brinquedos, nem mercadorias, nem produtos de consumo.
Com essa lei, o país promete reduzir significativamente as taxas de abandono, maus-tratos e procriação nos cativeiros. De acordo com a Connexion France, metade da população tem pelo menos um pet e cerca de 100 mil são abandonados a cada ano. Esse número coloca a saúde e o bem-estar dos pets e dos próprios cidadãos em risco.
Por isso, a partir de 1º de janeiro de 2024, a venda de gatos e cachorros será considerada ilegal. Sobre os animais selvagens, em dois anos será proibido expô-los a situações de shows, como circos e eventos, e em 2028 já não será mais aceito em cativeiros.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *