Doença do carrapato- cuidados redobrados no inverno!

O inverno está instalado no Brasil e com a mudança de clima e a redução das chuvas, a incidência de carrapatos fica maior. Os dias mais secos favorecem a reprodução desses parasitas que, quando picam um animal, transmitem a temida “Doença do Carrapato”. Essa enfermidade é uma infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do animal, podendo levá-lo à morte.

A doença do carrapato é apresentada em duas formas: a erliquiose — uma bactéria, e babesiose — um protozoário. Ambas acontecem de formas muito similares: os agentes atacam as células de defesa do corpo e afetam órgãos importantes como pulmão, rins e fígado. Além disso, essa doença não tem vacina, mas há cura e formas de prevenção como aplicação de medicamentos anti-pulgas e anti-carrapatos.

Quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for determinado, maiores são as chances de cura. É de suma importância agir rapidamente e procurar por um veterinário. Com exames laboratoriais, o médico do seu cãozinho vai poder distinguir os micro-organismos, além de verificar a fase da doença e indicar o tratamento adequado.

Vale lembrar que a doença do carrapato é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos. Os cachorros domésticos, tal como os gatos, podem ser reservatórios dos micro-organismos causadores da doença e, eventualmente, transmitirem aos seres humanos através de um vetor. Embora a doença do carrapato seja rara em felinos, existem vários casos relatados por médicos veterinários no Brasil.

Dra. Monique Rodrigues, médica veterinária especializada em animais de pequeno porte e CEO de uma grande clínica.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *