São Francisco de Assis

Por ter tomado a decisão de dedicar meu trabalho à causa animal alguns anos atrás e assim tentar fazer um pouco por eles dessa forma, tenho ganhado de presente ao longo desse tempo, imagens de São Francisco de Assis. No meu último aniversário ganhei uma bela peça de cerâmica, feita por minha irmã e percebi então que já podia iniciar nesse momento minha coleção. Os que ilustram a matéria que posto em homenagem a São Francisco, por ser hoje celebrado o seu dia, são alguns que deram início à minha ainda pequena coleção de imagem do santo.

Peça esculpida em barro por Janine Moreno

Quem foi São Francisco de Assis
Em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como o novo Pontífice, tendo escolhido seu nome, Papa Francisco inspirado no padroeiro dos animais e dos mais pobres – São Francisco de Assis. O santo católico foi canonizado no século 13 e tem sua festa litúrgica comemorada no dia 4 de outubro. Em 1939, o Papa Pio XII o elevou a padroeiro principal da Itália.
A força de São Francisco de Assis no Brasil é grande e muito antiga. Os primeiros evangelizadores que vieram para catequizar os indígenas foram franciscanos e a primeira missa brasileira fora ministrada por Henrique de Coimbra – também franciscano.

Detalhe de luminária feita pelo artista Maurício Araújo

Vida
Nascido na cidade de Assis, na atual Itália, ele teve como nome de batismo Giovanni di Pietro di Bernardone. Sendo filho de um próspero comerciante, a pobreza não foi algo que São Francisco de Assis experimentou no começo de sua vida. E como todo jovem de sua época, ele almejava a glória, fama e fortuna, sendo necessário que se lançasse em batalhas para alcançar esse objetivo. Incentivado pelo pai, lutou na guerra que sua cidade travou contra Perugia, mas não foi bem sucedido, pois se tornou prisioneiro e ficou retido por aproximadamente um ano.
Aos poucos, de um jovem boêmio e com desejo de glória, o futuro São Francisco de Assis passou a se tornar mais humilde e se afastou do seu antigo modo de vida, chegando a se retirar para uma caverna para orar. Um dia, ao ir até uma velha igreja afastada de sua cidade, ele recebeu um pedido de Deus para que reformasse o local. Ao se lançar no processo de reestruturação física do local, trabalhando como pedreiro, ele se deu conta de que estava passando por uma “reforma espiritual”.
Contudo, a ação trouxe problemas para o padroeiro dos animais, pois seu pai não aprovava o movimento que estava empregando. E então um dia, na praça de Assis, ele se despiu e entregou as roupas para o patriarca, uma ação que simbolizava seu rompimento com o mundo.

Pobreza radical e padroeiro dos animais
A renúncia a qualquer bem material não é exatamente uma criação ou algo exclusivo de São Francisco de Assis, mas é possível dizer que o futuro santo foi responsável por elevar o voto de pobreza a um patamar de importância sem precedentes. Em sua época, a indiferença das pessoas para com os mais pobres era grande, então ele adota esse estilo de vida quase como um movimento de denúncia.
Contudo, o olhar de São Francisco de Assis se estendeu para além dos pobres. Durante seu voto de pobreza, ele também teve uma relação bem próxima com os animais e com a natureza, a ponto de ser considerado padroeiro.

O santo e o lobo
A história conta que pássaros pousavam à sua volta para ouvi-lo pregar quando quase ninguém o fazia. Há um relato de que um lobo feroz que atacava rebanhos e que ele foi ao encontro. Quando pede que não faça mais mal a ninguém e lobo lhe estende a pata. Vendo isso, os moradores prometem prover alimentação aos animais. Sua relação quanto aos animais e a natureza também se dá pelo combate à heresia cátara, que dizia haver um Deus bom, espiritual, e o mal Demiurgo, criador da matéria, portanto todo o mundo material era ruim. Essa ideia estava se espalhando e foi para combatê-la que Francisco mostrava o bom e o bem do mundo, criado por Deus para o bom uso e proveito do Homem, chamava as criaturas de “irmãs” por serem também criadas pelo Grande Pai, apontando a bondade que existe no mundo material e indicando sua origem na bondade Divina.

5d e respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *