Abril Laranja 2023: tudo sobre a campanha contra a crueldade animal


O Abril Laranja é uma campanha dedicada à conscientização e prevenção contra a crueldade animal. Criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), hoje a iniciativa está presente em todas as partes do mundo. Conheça mais sobre ela!


Abril Laranja: o que é?
O Abril Laranja é uma campanha em que participam órgãos públicos, entidades privadas e agentes ligados à causa animal, com a missão de prevenir e combater a crueldade animal.

Por meio de iniciativas educacionais, a ideia é conscientizar as pessoas sobre a guarda responsável e a necessidade de cuidar e demonstrar carinho e amor por cães, gatos e demais animais de estimação.


Campanha Abril Laranja: a importância
A importância de ter Abril como o mês da prevenção dos maus tratos e crueldade aos animais está nos números. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Pet Brasil (IBP), no país há 185 mil animais de estimação resgatados após abandono, sendo que 60% são vítimas de maus-tratos.
Ainda segundo o mesmo instituto, o número de animais de estimação em situação de vulnerabilidade entre os anos de 2018 e 2020 apresentou números preocupantes.. Nesse período, o número de animais que vivem em situação precária passou de 3,9 para quase 9 milhões.
É justamente para reverter esse quadro e buscar maneiras de oferecer uma vida digna para cães, gatos e outros pets que existe o mês de prevenção contra a crueldade animal. Você sabia que os animais possuem 5 liberdades? Confira cada uma delas!


As 5 liberdades do animal
As 5 liberdades do animal é um conjunto de conceitos que visa entender as necessidades básicas dos animais e buscar soluções para promover o seu bem-estar. Esses pilares fazem parte do que podemos chamar de senciência, ou seja, a capacidade de sentir empatia por quem está ao nosso redor.
1º pilar: livre de fome, sede e má nutrição
A primeira libertado dos animais diz respeito aos cuidados básicos com a alimentação. É preciso garantir que o seu cão ou gato tenha livre acesso a alimentação e hidratação adequada para que possam se desenvolver com saúde e qualidade de vida.


2º pilar: livre de dor, doenças e injúria
O segundo pilar em que se baseia a campanha do Abril Laranja diz: qualquer animal de estimação deve ser livre para receber os cuidados de saúde necessários. Isso corresponde a oferecer carinho, respeito e cuidados para evitar infestação de parasitas. Tratamento para doenças e manter a carteira de vacinação do pet sempre em dia também norteiam esse pilar.


3º pilar: livre de desconforto
O terceiro ponto é sobre as liberdades do animal, colocando em pauta o acolhimento e compromisso. Para evitar maus-tratos nas ruas como agressões, fome e frio, os animais possuem o direito a um local confortável e cheio de carinho onde possam viver felizes, abrigados e bem cuidados.


4 º pilar: viver sem medo ou estresse
A quarta liberdade dos animais de estimação visa garantir que eles possam ter um ambiente saudável para viver. É preciso ter um local que respeite as características de cada espécie e, principalmente, não deixe ele com medo de punições ou estressado por ameaças externas. Não se esqueça, um pet confortável, é um animal feliz.


5º pilar: respeito aos instintos do animal
O último pilar das 5 liberdades do animal é voltado exclusivamente para garantir que eles tenham seus instintos naturais preservados. Cães, gatos e coelhos, possuem características que são inerentes à sua espécie. Por isso, o tutor precisa oferecer um local onde eles possam correr, latir, brincar e estimular o instinto de caça.


Abril laranja: como identificar maus-tratos
De acordo com a legislação brasileira, a definição de maus-tratos são: atos ou omissões que provoquem dor ou sofrimento desnecessários aos animais. Dentro dessa definição, podem ser considerados uma crueldade com os animais as seguintes situações:
• abandono;
• não prestar assistência médico veterinária;
• submeter animal a situações que provoquem estresse e sofrimento;
• manter animais sem a capacidade de prover cuidados básicos e boas condições de saúde;
• expor o animal a atividades excessivas, sem descanso água e alimento;
• promover maus-tratos de forma intencional e/ou continuada;
• realização de atos intencionais que provoquem dor física ou mental no animal.
Ao perceber que o animal de estimação está sendo exposto intencionalmente ou não a um desses cenários, é possível identificar que ele sofre de maus-tratos, abuso ou crueldade. Por isso, é muito importante não apenas durante o Abril Laranja, denunciar esses tipos de comportamento às autoridades responsáveis.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *