Junho Violeta

Junho é o mês que usamos para conscientização e prevenção das doenças oculares em animais e reforçar a importância de levá-los para consultas regulares com um oftalmologista veterinário.

O primeiro passo para identificar uma condição ocular que merece atenção veterinária é observar o comportamento do animal.

Existem alguns sinais de que o seu pet está com problemas nos olhos, dentre eles, os mais comuns são:

Coçar os olhos com frequência, perder o senso de localização no espaço, bater a cabeça nos objetos e paredes da casa ou demonstrar apatia.
A idade é m fator que pode contribuir diretamente para maior incidência de doenças oftalmológicas, como a catarata.

PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES
Todos os animais estão sujeitos à sofrer com alguma doença ocular ao longo da vida e existem alguns fatores podem colaborar para a ocorrência dessas doenças.

Por exemplo, cães e gatos de determinadas raças, portes e idades têm uma predisposição a apresentar certas enfermidades, seja por questões genéticas ou pela anatomia do crânio, órbita e pálpebras.

Raças que possuem olhos mais “esbugalhados”, chamados de braquicefálicos, como os cães da raça Pug, Buldogue francês, Buldogue inglês, Shih-tzu, Boston terrier, Pequinês, entre outros e gatos da raça Persa e Himalaio, ficam mais suscetíveis a problemas de origem traumática, como machucados na córnea e saída do bulbo ocular da órbita para o meio externo e até olho seco, que é um ressecamento da superfície ocular.

CONHEÇA AS CINCO PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES:
Glaucoma: Pode levar a cegueira e por isso, o diagnóstico deve ser realizado de forma precoce, assim o tratamento será mais assertivo, principalmente no controle da pressão intraocular.

Catarata: Pode ter causas degenerativas, traumáticas, genéticas ou relacionadas ao diabetes e o tratamento é cirúrgico, com altas taxas de sucesso no procedimento.

Úlcera na córnea: Na maior parte dos casos, o tratamento é realizado com colírios, no caso de úlceras superficiais; e cirurgia, no caso de úlceras profundas.

Uveíte: É uma inflamação que atinge a retina, a íris e a coroide, estruturas importantes para a vascularização do olho. O tratamento é feito com colírios.

Conjuntivite: Essa é uma das doenças mais comuns e frequentes em animais e o tratamento é feito com o uso de colírios que melhoram a lubrificação ocular.

Fique atento aos olhos do seu pet e ao perceber qualquer alteração procure ajuda especializada.

Conte com nossos serviços de ultrassonografia ocular para auxiliar no diagnóstico correto!

Quando diagnosticadas logo no começo, os tratamentos têm grandes chances de serem bem sucedidos e o seu pet não precisará sofrer com a perda da visão.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *