Dezembro Verde: por que é tão importante falar sobre abandono de animais?


A maioria das pessoas com as quais comento sobre a rapidez do tempo (conversa bem comum em elevadores) concorda, até porque elevador não é um lugar muito confortável para opiniões contrárias. Está mesmo muito rápido. Para quem trabalha criando conteúdos, fazendo matérias, escrevendo artigos (e não sei mais qual a nomeclatura desse tipo de trabalho- porque tudo mudou “tão depressa”) o tempo parece então mais acelerado. Tenho um amigo que diz que todos os dias “é dia do Serginho Groisman”. O programa do apresentador- a maioria das pessoas sabe- acontece todos os sábados na na rede Globo de televisão…Então a referência: “já é sábado de novo?”. Pois é, todo dia é sábado. Ou segunda, ou terça…

E ai chegou de novo o mês de dezembro. Esses dias fiquei pensando nos discursos que são comuns em reuniões de final de ano: “…esse ano foi difícil porque…ou esse ano vivemos uma grande alegria com…”. Todos os anos são assim. Dias difíceis, dias fáceis, mais ou menos…A vida vai passando, talvez realmente mais depressa. Eu acredito que sim. Então estamos aqui mais uma vez para lembrar de uma campanha muito importante que é celebrada no último mês do ano. Com certeza para reforçar o que de fato não podemos esquecer: o abandono de animais.

“Atitudes simples podem transformar milhares de vidas caninas e ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. Dezembro é uma data muito importante para quem se importa com a causa animal: é o mês de conscientização contra o abandono.” Essa campanha existe porque nessa época, muitas famílias fazem as malas e viajam de férias, mas não incluem seus pets no destino. Com isso, o número de cães abandonados aumenta todo fim de ano, por isso, foi criado o Dezembro Verde.
Essa situação aponta um fator importante: há uma carência de adoção responsável no país. Abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.

Por que as pessoas abandonam?
Todas as desculpas usadas para o abandono se direcionam a dois fatores: impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a longo prazo, envolvendo rotina, dinheiro e tempo.

Além disso, outras desculpas são usadas para justificar o comportamento: latido excessivo, destruição de objetos, doenças ou até mesmo o envelhecimento do pet. É notável em todas as situações que não há comprometimento com a vida do animal.

O que é necessário saber antes de adotar para evitar o abandono?
Acima de tudo, é preciso pensar na qualidade e na expectativa de vida do cachorro. Cada fase do animal (filhote, adulto e sênior) exige cuidados específicos, desde a mudança na alimentação até a rotina.

Cuidar de um cachorro não é frescura. Castrar, vacinar, alimentar corretamente, passear todos os dias, brincar e receber atenção é um direito que todos eles têm. Por isso, adotar porque achou o cão fofo, porque se sente entediado ou para presentear alguém, por exemplo, são situações que podem facilmente impulsionar um abandono posteriormente.

Lembre-se: os cães não se comportam como seres humanos. Eles têm suas próprias necessidades e precisam correr, latir e brincar todos os dias.

Como ajudar a erradicar o abandono?
Uma pessoa só não consegue ajudar milhares de cães nas ruas. Porém, se cada um fizer sua parte e ajudar a conscientizar mais tutores, teremos menos abandono de animais e mais pets felizes.


Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o mal que o abandono de cachorro pode causar não é uma tarefa fácil, mas é a principal chave para impactar vidas. Até pouco tempo atrás, os cães não eram vistos como parte da família ou como seres com sentimentos.

Muitos tutores ainda os enxergam como algo descartável, inferior. Contudo, a crença de abandono e maus tratos de animais pode ser mudada de várias formas:

informar amigos e conhecidos;
alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;
compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais;
orientar por meio de estudos que comprovam que cães abandonados sentem ansiedade, medo e outros sentimentos negativos.
Além disso, apoiar ONGs também é um ótimo meio para ajudar a acabar com o abandono de animais, além daqueles que foram resgatados. Inclusive, muitas instituições estão superlotadas devido ao grande número de devoluções e abandono.

Qualquer pessoa pode apoiar o trabalho dessas entidades e ajudá-las a salvar mais vidas por meio de:

doações em dinheiro;
doações de ração, remédios e itens pets;
postagem nas redes sociais de cães que precisam de um lar;
adoção responsável;
lar temporário;
conscientização sobre abandono e maus-tratos.


Faça a diferença na vida de um animal agora!
Cientificamente, já foi comprovado que os cães fazem bem para a saúde física e mental dos seres humanos. Todos nós podemos retribuir de forma simples, com muito amor e responsabilidade.

Adote se realmente puder cuidar e ter disponibilidade. Diga não ao abandono de animais! Siga as instruções da ONG corretamente para que haja uma boa adaptação e vocês desfrutem da companhia um do outro por muitos anos.

2d e respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *