Um cachorro dos Estados Unidos, de apenas um ano de vida, voltou para os donos após passar um mês desaparecido, a 241 km de casa. O episódio, noticiado pelo jornal americano Anchorage Daily News nesta quarta-feira, aconteceu em Savoogna, no estado do Alasca. O animal, da raça pastor-australiano, foi encontrado graças a uma campanha dos moradores da cidade nas redes sociais, que publicaram fotos sobre um “cão perdido”.
Nanuq, que mora na cidade de Gambell, acompanhou a família em uma viagem gelada à Ilha de São Lourenço, no Mar de Bering, em março deste ano. Na ocasião, ele e um outro cão da casa, batizado de Starlight, desapareceram juntos. Starlight foi encontrado algumas semanas depois, mas Nanuq continuou perdido.
A dona dos animais, Mandy Iworrigan, conta que só conseguiu achar o segundo animal de estimação quando moradores do município para o qual viajaram começaram a postar alertas no Facebook. O reencontro com o pet, acompanhado pela filha, foi filmado em um vídeo de 10 minutos publicado em sua conta pessoal.
— Meu pai me mandou uma mensagem dizendo: “Tem um cão que se parece com Nanuq em Wales’ (cidade do Alasca)”. Não tenho ideia como ele acabou lá. Talvez o gelo tenha se deslocado enquanto ele caçava — relatou ela.
Para encontrar o pastor-australiano, Iworrigan reativou sua conta no Facebook a fim de confirmar se as fotos eram de Nanuq. O contato com internautas deu certo e o cachorro voltou para a casa na semana passada, de avião. Apesar de ter sido recebido com uma das patas inchadas, com marcas de mordida, Mandy assegura que o pet está bem e com saúde.
— Tenho certeza de que comeu restos de foca ou caçou uma. Provavelmente, pássaros também. Ele come os nossos alimentos nativos. Ele é esperto — finalizou ela.