Asilos, abrigos, empresas e hospitais estão entre os locais atendidos pelo Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais.
Celebrado em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado tem como objetivo homenagear e incentivar o trabalho altruísta, desenvolvido por inúmeras pessoas que doam seu tempo e habilidades, atuando pelo bem de uma causa escolhida. Diante da relevância da data, empresa brasileira do setor veterinário e parceira de quem cuida, aproveita a ocasião para destacar o relevante trabalho do INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais – e o papel do voluntário no projeto.
Atuando em asilos, abrigos, casas de passagem, empresas e hospitais, o INATAA traz em seu corpo de voluntários diversos cães, protagonistas das ações que visam a melhoria da saúde física, emocional e mental das crianças, adultos e idosos presentes nos locais atendidos pelo projeto.
“O apoio a projetos e iniciativas, como as desenvolvidas pelo INATAA, faz parte de nossa filosofia de parceria com instituições que atuam diretamente para a causa animal ou contem com estes animais para o desenvolvimento de trabalhos de grande valor social, como as terapias assistidas. Contribuímos mensalmente com a doação de medicamentos e suplementos que ajudem nos cuidados desses cães, para que estejam saudáveis e aptos ao desenvolvimento das inúmeras ações programadas pelo Instituto”, comenta Cristiano Sá, diretor de marketing e novos negócios da empresa.
De acordo com Cristiane Fraga, médica-veterinária do INATAA, as pessoas dispostas a contribuir com o trabalho voluntário podem desempenhar diferentes atividades, seja auxiliando nas práticas de terapias – tenha o interessado um cão ou não -, ou ainda, na parte administrativa, na formação de novos voluntários, ou como profissional terapeuta. Aos tutores que desejam participar do projeto junto aos seus cães, Cristiane evidencia a necessidade de passar por um processo de seleção, avaliações e treinamentos.
“Os cães que atuarão como coterapeutas passam por um rigoroso processo de seleção e avaliações, pertinentes ao desempenho físico, psicológico e comportamental. Eles precisam ser dóceis, gostar de pessoas e outros cães, afinal, o grande pilar do nosso trabalho é promover o amor incondicional. Da mesma maneira, os tutores desses cães também passam por um processo de formação que os preparam para frequentar os ambientes e lidar com os assistidos que, muitas vezes, estão em estado de fragilidade física e emocional. O acompanhamento por adestradores e profissionais da saúde é contínuo, em cada intervenção”, explica a veterinária.
Cursos e treinamentos
Voltado a profissionais, estudantes e voluntários, o INATAA ministra treinamentos como o Curso Básico de Intervenções Assistidas por Animais, onde são abordados procedimentos, técnicas e prática para o trabalho terapêutico com animais para públicos diversos, para que os interessados se capacitem no desenvolvimento de projetos em educação, atividades e terapias assistidas por animais. O próximo encontro acontecerá em caráter presencial, entre os dias 7 e 10 de setembro, no Hospital Itaci, em São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo próprio site do Instituto.
Com sua sede localizada na capital paulista, o INATAA conta com uma série de profissionais e voluntários para os trabalhos de Intervenção Assistida por Animais (IAA), em diferentes modalidades, por exemplo:
• Atividade Assistida por Animais (AAA): uma interação informal planejada, com finalidade motivacional, educacional e recreativa;
• Terapia Assistida por Animais (TAA): um procedimento terapêutico conduzido por profissionais de saúde, para melhora da saúde física, emocional e cognitiva;
• Educação Assistida por Animais (EAA): intervenção planejada, estruturada e com objetivos claros, dirigida ou conduzida por profissionais de educação nas escolas.
Para os interessados em contribuir com o trabalho do INATAA, além do voluntariado, a instituição aceita doações de quantias e de forma automática pelas Notas Fiscais Paulistas, assim como a possibilidade de contribuir adquirindo os produtos Bicho é Terapia, loja online do Instituto. Para mais informações e sobre como ajudar, acesse: www.inataa.org.br .