Por que o pelo dos pets costuma cair mais no outono?


Durante esse período, torna-se comum uma sujeirinha a mais na casa de cães e gatos

Se vocês, tutores de cães e gatos, estão notando mais pelos em diversos cômodos da casa, fiquem tranquilos, porque isso não só é bem normal como um mecanismo de defesa dos animais. É o que garante a médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Aline Ambrogi, que explica que o outono é uma época de preparação do pelo para o período mais frio do ano.
Ela explica ainda que estudos mostram que o ciclo piloso é influenciado pela temperatura, sendo assim, a queda sazonal da temperatura faz com que os animais troquem o pelo para a chegada da estação mais fria.
E essa situação, mesmo mais perceptível em animais com pelos mais longos, acontece também com aqueles de pelos curtos, inclusive em gatos. “As quedas de pelos pela estação são intensas, porém simétricas. Normalmente a queda acontece pelo corpo todo do animal. Caso você perceba regiões de alopecia delimitadas, avermelhadas e com coceira, o melhor é levar para um médico-veterinário da sua confiança”, explica a especialista.
Ambrogi alerta ainda que são inúmeros os problemas dermatológicos que podem acometer cães e gatos e o mais indicado é procurar dermatologistas veterinários. “A melhor forma de garantir a saúde da pele e dos pelos é uma alimentação de qualidade. Quando investimos em uma ração com ingredientes de primeira qualidade, consequentemente a pele e o pelo serão muito saudáveis”, sintetiza.

Controle
Em caso de queda excessiva de pelo, além da alimentação de qualidade, o animal deve ser escovado diariamente para a retirada dos pelos mortos. O uso de remédios para pulgas e carrapatos é também importantíssimo, já que a alergia a esses ectoparasitas é a causa mais comum de coceira e queda de pelos em cães e gatos.
Manter a vacinação em dia previne diversos tipos de doenças, muitas delas que possuem a queda e pelos como sintoma. “Por isso, garanta que todas as vacinas sejam dadas, respeitando o calendário de vacinação, para garantir a saúde do peludo”, conclui a médica-veterinária da UniFAJ.

Sobre o Grupo UniEduK
Há 25 anos no mercado, o Grupo UniEduK, é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, Centro Universitário Max Planck – UniMAX e Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, instituições reconhecidas com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Com a missão de promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos, o Grupo UniEduK tem como foco transformar o futuro das pessoas, na prática. Para tanto, dispõe de moderna infraestrutura em 9 campis, equipados com Hospital Veterinário, Interclínicas e Centro Clínico de Especialidades Médicas. Tendo como mote fornecer uma educação de qualidade e prática que empregue pessoas, o Grupo UniEduK não mede esforços para investir em inovação, pessoas, infraestrutura e tecnologias que façam a diferença na formação profissional.

Para isso, a instituição de ensino conta com o Modelo de Ensino Educar, que utiliza de metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista de sua jornada de aprendizagem e com certificações intermediárias para aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São diversos cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio nas modalidades presencial e a distância, entre outras opções de pós-graduação, MBA, extensão e especialização. Todos os cursos presenciais possuem no mínimo 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *