Que calor é esse?!!!

Temos acompanhado as mudanças extremas, drásticas e loucas do clima em todo o mundo. Aqui, na cidade de Uberaba, origem do blog, ficamos a cada ano mais assustados com a mudança do clima. E como no mês de maio acontece nessa cidade (as datas também sofreram adaptações mas ainda continuam na mesma época) a famosa festa internacional do gado Zebu, o evento serve como uma forte referência para a comparação dessas mudanças climáticas. O comércio de roupas e calçados investia pesado nas coleções de inverno nessa época do ano por aqui. Não se imaginava visitar o Parque Fernando Costa- local da Expozebu- ou as festas que aconteciam em torno do evento sem uma roupa de frio. Muito frio. O evento é realmente famoso, tendo sido muitas vezes sido visitado pelos presidentes do Brasil à época. Havia o “Baile do Presidente” em um clube famoso e de elite da cidade que marcava o início da “exposição”. Juscelino Kubitschek, para citar um dos presidentes do Brasil que visitaram Uberaba por ocasião da Expozebu, dançou no salão desse clube com damas da sociedade uberabense nos anos de ouro do glamour que rodeava o evento. Enfim, voltando à questão climática, sem esquecer de citar a profusão de casacos de pele (pois é, inadmissíveis hoje, felizmente), o clima era bem outro mesmo.
Em 2024, em plena realização do famoso evento, o clima é absurdamente diferente. Em tudo, mas fora a questão das estações de outono/inverno, as outras coisas não são adequadas para esse espaço. Então falemos do calor que está castigando a temporada, ou, no mínimo, deixando os casacos mofarem nos guarda-roupas. Acredito que não há mais como definir estações do ano. A nomenclatura deve sofrer alteração em breve. E em função desse calor que não tem mais época e não vamos poder mais usar a Expozebu como referência, acho pertinente ilustrar esse espaço mostrando quais as raças e cães que mais sofrem com o calor.

Algumas raças de cachorro podem ser mais suscetíveis a sofrer com o calor devido às suas características físicas específicas. Fatores como a estrutura do focinho, comprimento e densidade da pelagem, tamanho do corpo e até mesmo a adaptação natural ao clima influenciam a capacidade de um cão em lidar com altas temperaturas.

Dessa maneira, é essencial fornecer cuidados extras durante o tempo quente, incluindo acesso à sombra, água fresca e evitar atividades extenuantes durante os períodos mais quentes do dia para proteger esses animais.

A seguir, conheça 10 cachorros que podem sofrer mais com o calor!

  1. Bulldog inglês
    O bulldog inglês possui um focinho curto e achatado, chamado braquicefalia, que dificulta a regulação da temperatura corporal por meio da respiração. Seu nariz curto limita a capacidade de dissipar o calor, tornando-o mais propenso a superaquecimento.
  2. Pug
    Assim como o bulldog inglês, o pug tem um focinho achatado, o que contribui para problemas respiratórios e dificuldade em se refrescar. Isso o torna vulnerável ao superaquecimento, especialmente em climas quentes.
  3. Bulldog francês
    Com um focinho curto e achatado, o bulldog francês enfrenta desafios respiratórios semelhantes aos do bulldog inglês e do pug. Isso dificulta a termorregulação, aumentando a susceptibilidade ao calor.
  4. Boxer
    O boxer possui uma pelagem curta e densa, que oferece pouca proteção contra o calor. Além disso, seu focinho curto limita a capacidade de resfriamento, tornando-o mais sensível a temperaturas elevadas.
  5. Shih tzu
    Com uma pelagem longa e densa, o shih tzu tem dificuldade em dissipar o calor. Seu pelo espesso pode aumentar o desconforto em climas quentes, tornando-o propenso a superaquecimento.
  6. Pequinês
    Semelhantemente a outras raças de focinho achatado, o pequinês pode enfrentar problemas respiratórios e regulamentação inadequada da temperatura corporal em climas quentes, tornando-o mais suscetível ao calor excessivo.
  7. Poodle padrão
    Apesar de sua pelagem encaracolada, se não for tosado regularmente, o poodle padrão pode ter dificuldade em regular sua temperatura corporal. A pelagem densa pode reter calor, causando desconforto em climas quentes.
  8. São Bernardo
    Devido ao seu tamanho e à pelagem espessa, o São Bernardo tem dificuldade em dissipar o calor. Ele é mais adequado a climas frios e suscetível a superaquecimento em temperaturas altas.
  9. Chow chow
    Com uma pelagem densa e subpelo espesso, o chow chow não é bem adaptado a climas quentes. Sua pelagem não facilita a dissipação do calor, tornando-o propenso a sofrer com altas temperaturas.
  10. Husky siberiano
    Adaptado a climas frios, ele possui uma pelagem densa que atua como isolante térmico. Em climas quentes, o husky siberiano enfrenta dificuldades para se resfriar devido à sua pelagem espessa.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *