As queimadas e os animais

Queimada-Espanha04

Abrir a porta de casa e encontrar um cachorro-do-mato, macaco-prego ou cobra remete a um cenário distante para quem mora na cidade. Mas, com o aumento das queimadas, é algo que está se tornando cada vez mais comum nos grandes centros. Só em Belo Horizonte, o número de animais silvestres resgatados pelos Bombeiros cresceu 57% de janeiro até agosto deste ano frente ao mesmo período de 2016.

Pelo menos 93 bichos foram descobertos nas ruas da capital em apenas oito meses, enquanto no mesmo período do ano passado tinham sido 59. Em todo Estado, já são 2.025 ocorrências desse tipo em 2017 – o equivalente a oito capturas de animais na área urbana por dia.

Recentemente, moradores de um prédio se assustaram com uma cobra de mais de um metro de comprimento que invadiu o edifício no bairro Gutierrez, região Oeste de BH.

A baixa umidade tem aumentado as queimadas. Além disso, sem chuva, começa a faltar água e alimentos. Pela sobrevivência, os animais seguem para as cidades.

Mas, nem todos os animais silvestres encontrados nas cidades fugiram das matas em chamas. Em alguns casos, os bichos conseguiram escapar de cativeiros irregulares. Quando encontrados nas áreas urbanas, os bichos são encaminhados para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ligados ao Ibama.

Lá, eles recebem os cuidados necessários para o retorno à natureza. Em torno de 80% conseguem voltar para as matas e outros 15% vão para criadores científicos, comerciais ou conservacionistas. Nas estatísticas, 5% morrem devido a ferimentos sofridos nas ruas.

É claro que o clima seco demais, cada vez mais quente também, está propiciando uma quantidade maior de queimadas, mas há que se saber que muitas dessas queimadas são provocadas pelo homem. Essa é mais uma atitude de absoluta falta de consciência com os animais e com a natureza, naturalmente. Esse prejuízo de vidas terá que ser ressarcido com outras vidas: as humanas. Além de cruel, quem pratica atos como esses, também é desprovido de inteligência. Está dando um tiro no próprio pé.

Uma Resposta

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *