Roberto Reis de Oliveira

Empreendedorismo e consciência

Corajoso, empreendedor, dinâmico e acima de tudo, um vencedor. Sim, esse é o empresário Roberto Reis de Oliveira, natural de Araxá-MG que ainda menino mudou-se com a família para Uberaba, onde passou grande parte da sua vida. Na década de 90 criou a revista “Autêntica” em Uberaba e fez o maior sucesso. Inovador, sempre vai atrás do que acredita. Nunca desiste e claro, é por isso que consegue. Hoje é um empresário muito bem sucedido em Uberlândia-MG no segmento de móveis e decoração, sendo CEO da elegante loja Varanda Living, um empreendimento de destaque no setor em toda a região. Produtor e apresentador do programa A Casa da Semana na TV Paranaíba/Record TV que já está em sua 6ª temporada. No programa ele apresenta profissionais e projetos de arquitetura e decoração. Como pessoa, é muito coerente com seus valores, ideias e um sábio na arte de viver. Não deixa passar a oportunidade de ser feliz. Curte animais domésticos e hoje tem dois gatos em seu apartamento. Com aguçada visão de oportunidades, aliada à empatia com os animais, acredita que é hora de adequar projetos de decoração à vida contemporânea, onde os animais são parte da família.

“…as industrias moveleiras trazem novidades prevalecendo a sustentabilidade, e não ao sacrifício animal!”

Marcos Moreno– Você é uma pessoa que sempre se engajou em causas sociais. Você considera que a causa animal seja uma importante questão?
Roberto Reis de Oliveira– Primeiramente, muito obrigado pelo convite, gosto muito do seu trabalho Marcos, e admiro sua dedicação pela causa animal. Acho super importante essa causa em defesa aos animais, existe muita desinformação, e muita gente , ainda não entende que os animais precisam da nossa acolhida e do nosso amor por eles. São indefesos, isso já é o suficiente para estarmos do lado deles, e protege-los.

Marcos- Você teve contato com animais domésticos sempre ou foi indiferente por algum tempo?
Roberto– Sempre tivemos animais de estimação em casa, desde de criança. Foram vários , e de várias raças, em épocas diferentes, mas, sempre presentes em nossa família. O mais famoso , foi o Bob José, um cãozinho lindo da raça Fox paulistinha, espevitado que alegrava todo mundo!

Marcos- Você acha importante empresas que não sejam do segmento pet apoiarem a causa social? Por que?
Roberto- Sim, acho que a causa animal é tão importante como outras causas sociais. Todo esclarecimento , conhecimento e ajuda às causas sociais são muito bem vindas.

Marcos- O mundo parece estar acelerando questões que até pouco tempo atrás não emergiam no cotidiano da vida das pessoas. Você acredita nisso e, se sim, a que você atribui esse movimento?
Roberto- Acredito sim! Acho que faz parte de uma evolução, levar ao debate, o que antes apenas era aceito, ou velado. Hoje já é notório , que o direito de cada um, tem que ser respeitado, mesmo que você não concorde. Essas questões tem que ser faladas para cada vez mais, as pessoas aceitarem as diferenças de pensamentos e de posturas de vida! A diversidade é riqueza! O respeito é obrigação!


Marcos- Vamos falar de integralidade. Há uma tendência- ou melhor, uma constatação- que a cada dia os animais de estimação ganham mais espaço nas moradias. Esse fato tem influenciado realmente nos projetos arquitetônicos e de decoração?
Roberto- Eu percebo que os animais , os pets, estão cada vez mais fazendo parte das famílias, sejam elas como forem. Nesse mundo tão disputado e corrido, ter um pet em casa é uma alegria. São pacotinhos de amor. Nos projetos atuais de arquitetura e de design de interiores sempre tem um lugar especial para eles. Já tem fábricas de alto padrão, de olho nesse mercado e nessa realidade, elaborando moveis especiais, de luxo, como caminhas e assessórios para os pets. Eles são lindos e merecem , afinal eles fazem parte da casa! Ou melhor , a casa é deles!

Marcos- Profissionalmente você tem contato com profissionais de destaque do segmento de arquitetura/decoração de toda a região e também de prestígio nacional. Esse tema “pets” já foi abordado em alguma situação?
Roberto- Já passei por assuntos relacionados nas entrevistas nos programas que faço na tv, mas confesso que posso explorar mais esse assunto, e mostrar a realidade dos pets nas moradias atuais. Vou pensar melhor sobre isso…

Marcos- Na verdade, a causa animal vai muito além dos pets, que são os mais conhecidos animais de estimação, até porque animais silvestres não deveriam ser pets por motivos óbvios. Que tipo de situação você acha mais predadora e cruel em relação aos animais de um modo geral?
Roberto – É uma questão de consciência. Eu percebo um novo olhar das pessoas. Por exemplo, a questão do consumo de carnes de animais, acho que está havendo uma nova visão desta situação predadora, mas penso que estamos muito atrasados para fazer uma mudança radical. Mas já existe uma ideia nova acontecendo, tanto, que já existe um crescente movimento e adesão ao estilo de vida vegana, e os vegetarianos aumentam a cada dia …As crianças já estão chegando com uma nova visão sobre os animaizinhos. Acho que é uma questão de evolução da raça humana, uma questão de tempo…acredito que vai mudar esse hábito de comer carne.

Marcos- Sempre se usou muito couro de animais em peças de decoração, como tapetes, sofás, etc. Esses itens estão sendo substituídos?
Roberto- Já tem algum tempo que as empresas já se mostram preocupadas com essa causa. Na moda, é mais evidente esse movimento em substituir os tecidos derivados de animais, por elementos sintéticos. Já não se aceita mais peles de animais, ficou totalmente out. Na decoração, o couro ainda é muito valorizado, mas já tem também o couro sintético, que cada dia fica mais macio e mais aceito no mercado.

Marcos- As opções para um comportamento ecologicamente correto na decoração são muitas?
Roberto- Sim, a arquitetura e a decoração de alto padrão, já pensam no ecologicamente correto. Um exemplo são os projetos que se preocupam com a economia de energia, a economia da água, no reaproveitamento de materiais , no uso de materiais sintéticos. São as construções verdes, voltadas para um nova forma de viver, sem danificar o planeta, sem desperdícios. São os projetos sustentáveis, cada dia mais frequentes na construção civil, na arquitetura e no modo de viver das pessoas.

Marcos- Ainda existe muita gente que não quer abrir mão de hábitos antigos do segmento da decoração que implicam em sacrifício animal?
Roberto- Sim, como falei antes, o couro ainda é muito valorizado. Mas já existe uma consciência. A tendência é mudar, a cada ano , as industrias moveleiras trazem novidades prevalecendo a sustentabilidade, e não ao sacrifício animal!

Marcos- Você pode deixar uma mensagem para os seguidores do blog?
Roberto- Eu penso que sua iniciativa de falar e te proteger os animais é de vital importância, seu blog é muito legal e útil, e faz eco com uma nova consciência, de que estamos todos interligados, tudo é uma coisa só. Na minha visão, temos que fazer o melhor de nós , em cada situação, e cuidar de todos, pensar plural, e se perguntar, como posso ajudar a deixar esse mundo melhor? É essa consciência de conjunto que faz a diferença. Somos um.

2d e respostas

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *