Denise Max intercede pelos animais!

A vereadora Denise da Supra está pedindo bom senso, compreensão e, acima de tudo, respeito à Lei, que proíbe a utilização de fogos de artifício que provoquem barulho no Município. Às vésperas do dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia, a parlamentar está solicitando a prefeita Elisa Araújo que esta convoque o apoio das igrejas católicas da cidade neste sentido.
O pedido é para que os párocos orientem os fiéis a não soltarem fogos que produzem ruídos. Atitudes como estas infringem a Lei Complementar 380/2008 (Código de Posturas), que proíbe o comércio e a soltura de bombas, morteiros, foguetes, rojões fogos de estampido, fogos de artifícios e similares.
De acordo com a Lei, “é proibido realizar, em vias e logradouros públicos, o comércio de fogos de artifícios e munições”. Além disso, independentemente da medição de nível sonoro, são expressamente proibidos os ruídos provocados por bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de estampidos e similares.
“É de conhecimento de todos que na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, os fiéis católicos, e eu me incluo entre eles, têm grande devoção aos santos e santas, por isso as paróquias contam com programação especial em homenagem ao dia dos seus padroeiros, como é o caso das Igrejas da Medalha Milagrosa, Nossa senhora da Abadia, Santa Luzia, entre outras”, afirmou Denise.
A vereadora lembra que um dos transtornos provocados pelos barulhos dos fogos atingem enfermos e idosos, uma vez que nas imediações das paróquias existem vários hospitais e asilos. Tem ainda a questão dos problemas com os animais, especialmente os cães, que podem até mesmo morrer devido ao estresse provocado pelo barulho.
“O barulho para eles é muito intenso, eles tentam fugir, alguns aprisionam-se em lugares indesejados ou de difícil acesso, outros têm convulsões ou comportamentos descontrolados e até mesmo se agridem ou agridem pessoas”, disse a vereadora. “Isso ocorre porque a audição dos cães é bem superior à humana. Um cão consegue escutar um som quatro vezes mais longe que uma pessoa. Além disso, ele pode detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo, ou seja, 0,06 segundo. Os cães também detectam sons de frequências menores e maiores do que as que a gente detecta. Assim, o intervalo da frequência do som que eles captam é bem maior que a do homem”, esclareceu.
Denise disse esperar contar com o apoio do poder público, assim como com a consciência social da população.

Nota do blog: louvável a atitude da vereadora. Cumprindo seu papel. Estamos de olho nas atitudes dos políticos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *