Leonardo Fatureto

Garra, disposição e foco


Cursando faculdade de Medicina Veterinária, Leonardo já trabalha como auxiliar de veterinário, com formação nesse segmento há algum tempo. Mas sua primeira atividade profissional não foi essa. Ele é formado em Técnica Agrícola com especialização em mecânica agrícola. Nesse trabalho visitava fazendas da região, tendo então um maior contato com animais, naturalmente de grande porte. Esse contato maior fez despertar nele a vontade de trabalhar mais com animais e menos com o segmento de maquinário agrícola. O foco foi sendo definido até chegar no trabalho com animais de pequeno porte, até porque ele adora seus cachorros. Assim começou sua história de estudos e trabalho no segmento pet. Jovem, idealista, procurou expandir suas atividades e criou uma empresa de transporte de animais. Serviço cada vez mais necessário, visto a crescente inteiração entre humanos e animais, especialmente no contexto urbano onde eles são, felizmente, considerados membros da família. Garra, disposição e foco. Esse é o perfil do Leonardo, sabendo aproveitar as oportunidades para entregar o melhor em seus estudos e trabalho.

“Devemos ter mais respeito com os animais, eles são os seres mais verdadeiros que podemos contar”.

Marcos Moreno- Sua primeira formação acadêmica foi em Mecânica Agrícola. Qual foi exatamente sua atividade nesse segmento?
Leonardo Fatureto- Trabalhava consertando maquinários agrícola em Uberaba e região, além de efetuar atividades como promotor de vendas na área.


Marcos– Em que momento você se deu conta de que gostaria de trabalhar no segmento de medicina veterinária?
Leonardo– Sempre tive uma grande afeição pelos animais, principalmente os de pequeno porte. Foi através dos meus próprios cachorros que descobri essa paixão pela arte de curar e cuidar da Medicina Veterinária. Além disso, desde o início da minha formação acadêmica profissionalizante também sempre tive esse contato com os animais.

Marcos– Como foi que ingressou no trabalho com animais? (falar do curso técnico)
Leonardo- O primeiro contato profissional com os animais foi através da minha profissão como mecânico agrícola, nas fazendas que frequentava haviam além de muitos animais de grande porte os de pequeno também, sendo que ambos requeriam um olhar de cuidado e carinho por parte de nós profissionais.

Marcos– Depois de concluir o curso técnico você trabalhou nessa área?
Leonardo– Trabalhei tanto no segmento do curso técnico agrícola, como mecânico agrícola, quanto no curso de auxiliar de veterinário, que ainda estou atuando, trabalhando em hospitais, clínicas e à domicílio.

Marcos- quais procedimentos você faz a domicílio?
Leonardo– realizo medicamentos, curativos, coletas de sangue, corte de unhas, aferição de pressão e glicemia, passeio com os animais faço alimentação e transporte

Marcos– O foco é na formação em Medicina Veterinária?
Leonardo – Sim, minha prioridade é concluir a graduação em Medicina Veterinária, para poder obter o conhecimento necessário e as habilidades requeridas para poder ajudar e cuidar da melhor forma dos nossos sagrados animais.

Marcos- Alguma especialidade te motiva mais? Por quê?
Leonardo– Sim, ainda mais que depois, quando comecei a trabalhar no Hospital Veterinário de Uberaba acompanhava muito uma preceptora Dra. Simone. Eela foi o meu primeiro ponto de referência na especialização em ortopedia. Hoje ela não trabalha mais em Uberaba. Sempre fui fascinado por esse poder reconstrutivo que muitas vezes devolve ao animal a capacidade de voltar a se locomover ou então proporcionar uma melhor qualidade de vida àqueles que requerem este tipo de intervenção.

Marcos- E como surgiu a ideia do transporte de animais?
Leonardo -Quando trabalhava no Hospital Veterinário comecei a observar que precisava de um suporte em transporte de animais com experiência , tanto com cuidado em administrar os animais e carinho com eles. E com isso comecei a prestar esses serviços 24 Horas tanto em Uberaba quanto em cidades próximas. Mantenho também parcerias com abrigos e protetores independentes que oferecem LT para animais resgatados.

Marcos- Há exigências legais para prestar esse tipo de serviço, como ter padrões de higiene, ser sindicalizado, etc?
Leonardo– Sim, tem algumas exigências, como caixa de transporte, cinto de segurança, higienização, entre outras coisas. A limpeza sempre após a saída do animal do veículo deve ser feita para não levar contaminação de um animal para o outro.

Marcos- Existem ferramentas especiais, como caixa para transporte, cintos de segurança próprios e outras coisas, ou seus clientes são transportados no bancos do carro mesmo?
Leonardo– Sim existem cintos de transportes e caixas, os animais que transporto vão no banco traseiro junto com o tutor, para um melhor conforto e para não ficar estressado, e ficam à vontade com o seu dono do lado.

Marcos- Nunca no porta-malas?
Leonardo- Eu nunca transportei e não acho seguro.

Marcos- No caso de animais com doenças transmissíveis, cujos agentes podem perdurar por algum tempo no ambiente (no caso, o carro), o que fazer?
Leonardo– Eu uso produtos para fazer a desinfecção no ambiente, assim que o animal desce do veículo eu limpo ele todo com álcool e herbalvet.

Marcos-Existe uma tabela de valores para esse trabalho, como os táxis com seus taxímetros, por exemplo?
Leonardo- Não. Varia de lugar para lugar, porte dos animais e o horário, como trabalhamos com plantões e horário administrativo.

Marcos-Esse trabalho tem muita demanda em Uberaba?
Leonardo– Varia muito, como sou auxiliar de veterinário, tenho que conciliar os dois serviços.

Marcos- Peço a todos os meus entrevistados que deixem uma mensagem para o seguidor do blog. Qual é a sua mensagem?
Leonardo– Gostaria de dizer que transportar animais não e só levar. Temos que ter um cuidado e um carinho imenso com eles, por isso que higienizo o veículo, tenho paciência, aguardo no local o tutor acabar a consulta. Deixo avisado para o tutor que, se houver alguma emergência enquanto espero, tenho que me locomover para prestar outro atendimento , logo após volto para aguardá-lo. Devemos ter mais respeito com os animais, eles são os seres mais verdadeiros que podemos contar .


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *