Estação Chuvosa e os Pets

3252a3e87cb5a3e6933ee8e6ba0e0fca

Marcos Abel Domingues
Médico Veterinário
CRMV-MG 3993

Estamos entrando no período da estação chuvosa na região do triângulo mineiro. Podemos afirmar que no tocante à saúde pública que algumas enfermidades manifestam-se com maior incidência no período das chuvas, principalmente levando-se em conta a questão da infraestrutura das cidades quanto ao seu crescimento horizontal por suas necessidades de atendimento ao saneamento básico, em busca de água tratada e esgoto principalmente. Assim a Leptospirose pode portanto ocorrer com maior frequência em consequência das inundações; Já a Dengue, Zica vírus e Febre Chikungunya ocorrem principalmente por uma maior proliferação do Aedes sp durante o período chuvoso.

Os herbívoros em pastejo de gramíneas alagadas estão mais sujeitos às Verminoses e às Leptospiroses. Os cães presentes nas ruas também podem estar mais sujeitos à Leptospirose em consequência das inundações cuja água pode estar contaminada com a urina de roedores e ou mesmo até de outros cães. Poderíamos até admitir que provavelmente a água das enxurradas que em algum momento permanecem empossadas e se tornando fonte de difusão de fezes e urina de mamíferos e aves, poderiam carrear protozoários como Ameba, Giárdia, e algumas Enterobactérias como Escherichia coli e Salmonela, microrganismos estes causadores de infecções gastrointestinais.

Podem, os tutores e proprietários, ter seus pets sujeitos a determinadas enfermidades com maior prevalência nesta época do ano? A maior pluviosidade nesta época do ano pode proporcionar aos cães e gatos maior incidência de certas enfermidades?

No senso comum e nas redes sociais frequentemente vimos estes questionamentos respondidos na forma afirmativa podendo ser observados até descrições daqueles malefícios ocorridos. No entanto, na literatura médica veterinária, muito raramente, observamos atribuição à distribuição sazonal para determinada doença, nesta época do ano.

Para os animais domiciliados os fatores individuais de criação e assistência médico-veterinária podem variar muito e portanto os determinantes de distribuição sazonal não apresentarem diferença significativa para esta época do ano.
Vê-se normalmente, no entanto, diante dos estudos de casos clínicos que algumas enfermidades estão correlacionadas à idade, outras ao sexo, raça, aglomeração e a grande maioria à imunidade dos animais.

Animais devidamente vacinados por médicos veterinários, alimentados e desparasitados sob orientação e supervisão destes profissionais muito dificilmente vão se expor a certos riscos e enfermidades. A imunidade natural é fator herdado principalmente da regular ingestão de colostro, rico em imunoglobulinas (anticorpos) desde as primeiras horas de vida dos animais. Já a vacinação é o caminho mas, nem sempre, resulta em verdadeira imunização. Portanto, podem ocorrer algumas falhas durante o processo da vacinação:
• O animal a ser vacinado poderia estar com febre, infecção pré-existente ou portador de parasitas ou neoplasias.
• Falha do operador da aplicação. No caso de vacinador que não seja médico veterinário.
• A vacina a ser aplicada poderia não estar devidamente conservada entre 2-8°C.

Considerando então atendidos todos os pré-requisitos da guarda e posse responsável de animais devemos admitir que muito provavelmente uma chuvinha leve a mais dificilmente vai trazer mal algum aos cães e gatos, se por ventura não forem limpos e secos imediatamente. As suas defesas e barreiras imunitárias poderão suplantar estes desafios. Deve-se evitar no entanto, frequentes exposições ao calor e a umidade sem o acolhimento e as respectivas correções. Portanto secá-los e realizar limpeza, escovação da pelagem, banho e tosa são muito importantes. Quando não atendidos estes critérios ou até mesmo quando os materiais não são devidamente esterilizados, considerando estabelecimentos comerciais, podem ocorrer determinadas enfermidades com maior frequência. É o caso daquelas dermatites, dermatoses e piodermites ocasionadas por fungos e ácaros. Animais de pelo longo podem apresentar tais problemas, sem muitas vezes, quando no início, serem notados. Boa parte dos animais domésticos têm presentes na sua pele determinados ácaros e fungos que se encontram em condições de equilíbrio com as defesas orgânicas animais, incapazes de causar danos aos seus hospedeiros. No entanto, quando estes têm suas imunidades suprimidas ou diminuídas aqueles parasitas suplantam estas barreiras e se multiplicam causando enfermidades.
Assim portanto, Tutor, para uma melhor compreensão, entendimento e desembaraço frente a saúde animal de seu Pet, recomendamos que se oriente com seu (sua) Médico (a) Veterinário (a).

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *